Procurar

Áustria revela campanha russa para espalhar desinformação sobre a Ucrânia

A agência de inteligência doméstica da Áustria encontrou provas da operação depois de analisar dispositivos encontrados durante uma busca feita à casa da detida, disse o Ministério da Administração Interna local em comunicado, citado pela AP.

Áustria revela campanha russa para espalhar desinformação sobre a Ucrânia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/03/2025 23:44 ‧ há 6 meses por Notícias ao Minuto

As autoridades austríacas afirmam ter descoberto uma campanha liderada pela Rússia com o objetivo de espalhar desinformação sobre a Ucrânia após a detenção, em dezembro, de uma mulher búlgara acusada de espionar para a Rússia, noticia a agência Associated Press.

 

O serviço de inteligência doméstica da Áustria encontrou provas da operação depois de analisar dispositivos encontrados durante uma busca feita à casa da detida, disse o Ministério da Administração Interna local em comunicado, citado pela agência.

Alegadamente, a investigação revelou que nas semanas que seguiram à invasão da Rússia à Ucrânia, em 2022, uma organização a trabalhar para a inteligência russa foi criada e planeou uma campanha de desinformação em larga escala em países de língua alemã - em particular na Áustria. 

O grupo atuava, principalmente, online, mas usava também autocolantes e grafitis com conteúdo onde se incluía, por exemplo, símbolos de extrema-direita e declarações nacionalistas, com o objetivo de atribuir a culpa a ativistas pró-Ucrânia, segundo a mesma agência.

Ao que tudo indica, a suspeita búlgara estava incluída nesta campanha e terá desempenhado um papel significativo na mesma. A mulher admitiu ter trabalhado para o grupo russo, especialmente em 2022, avançou ainda o ministério.

No ano passado, a detenção de um antigo agente do departamento de inteligência austríaco trouxe ao de cima o maior escândalo de espionagem no país, em décadas. O homem foi acusado, entre outras coisas, de entregar informações de um telemóvel que pertencia a antigos agentes de alto escalão do departamento à inteligência russa e ainda de ajudar a planear um assalto ao apartamento de um jornalista proeminente. 

Leia Também: Rússia "fala de paz" enquanto ataca áreas residenciais, acusa Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10