Procurar

Mais de 2.600 bombeiros destacados para combater fogos na Coreia do Sul

Mais de 2.600 bombeiros e soldados e dezenas de helicópteros serão destacados para o sul e sudeste da Coreia do Sul para combater os grandes incêndios florestais que deflagram há vários dias, foi hoje divulgado.

Mais de 2.600 bombeiros destacados para combater fogos na Coreia do Sul Mais de 2.600 bombeiros destacados para combater fogos na Coreia do Sul
Anterior Seguinte
Galeria

12 Fotos

© Getty Images

Lusa
24/03/2025 14:26 ‧ há 6 meses por Lusa

No distrito de Uiseong (sudeste), quase 7.000 hectares foram devastados pelas chamas e cerca de 600 pessoas tiveram de ser retiradas devido a um incêndio florestal, informou Lim Sang-seop, diretor do Serviço Florestal da Coreia do Sul, em conferência de imprensa.

 

"Serão mobilizados 57 helicópteros" e mais de 2.600 bombeiros e soldados, acrescentou a mesma fonte.

Pelo menos quatro pessoas, incluindo três bombeiros, morreram desde sábado no distrito de Sancheong, no sul do país, onde deflagrou um incêndio no dia anterior.

O Governo de Seul declarou o estado de emergência nas regiões afetadas, invocando "os danos consideráveis causados pelos incêndios simultâneos em todo o país".

Os incêndios de Sancheong e Uiseong estavam apenas parcialmente contidos esta tarde (hora local).

A agência florestal do país emitiu mensagens de alerta máximo, nomeadamente nas províncias do sul e do norte de Gyeongsang, bem como nas cidades de Busan (sudeste) e Daejeon (centro-oeste).

O primeiro-ministro sul-coreano, Han Duck-soo, visitou a sede central da coordenação das medidas de segurança e de luta contra as catástrofes, tendo exortado as autoridades a trabalharem em conjunto "até à extinção total dos incêndios florestais".

"É realmente perturbador", afirmou, acrescentando que se iria encontrar com as pessoas afetadas pelos incêndios ainda hoje.

O líder do Partido Democrático, na oposição, Lee Jae-myung, instou as autoridades a "mobilizar todos os meios ao seu dispor para extinguir os incêndios rapidamente e em segurança" e a adotar outras medidas para evitar novos incêndios florestais.

O aumento das temperaturas, o aumento das ondas de calor e a diminuição da precipitação, combinados com o aquecimento global, são fatores que favorecem o desenvolvimento de incêndios florestais.

Leia Também: Tribunal rejeita destituição de presidente interino da Coreia do Sul

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10