Zelensky anuncia que vai falar com Trump esta tarde

Presidente ucraniano quer saber mais pormenores da conversa do presidente dos EUA com Vladimir Putin.

Ukrainian President Volodymyr Zelensky press conference in Kyiv

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
19/03/2025 10:14 ‧ 19/03/2025 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje que irá manter uma conversa telefónica com Donald Trump esta tarde.

 

Segundo o jornal Barron's, a conversa visa partilhar mais pormenores sobre a conversa desta terça-feira entre o presidente norte-americano e o presidente russo.

"Hoje estarei em contacto com o presidente Trump e vamos discutir os próximos passos", anunciou o líder ucraniano durante uma conferência de imprensa em Helsínquia, onde se encontrou com o seu homólogo finlandês, Alexander Stubb.

O telefonema vai ocorrer pelas 14h00 de Lisboa.

Zelensky acrescentou que iria discutir com Trump o que se segue, depois de Putin ter dito ao líder dos Estados Unidos que concordava com um cessar-fogo limitado aos ataques às infraestruturas energéticas ucranianas, em lugar do cessar-fogo total proposto pelos norte-americanos.

Zelensky afirmou que o cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos é um primeiro passo correto para colocar um fim à guerra, mas insistiu que não reconhecerá qualquer território ucraniano ocupado pela Rússia.

"Para nós, a linha vermelha é o reconhecimento de territórios temporariamente ocupados como parte da Rússia. Não o faremos", disse Zelensky quando questionado sobre a possibilidade de os EUA e a Rússia lhe exigirem que reconheça a península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, como parte da Federação Russa.

"Penso que tudo estaria bem se não fosse a Rússia, que nunca fica satisfeita quando as coisas correm bem", acrescentou o Presidente ucraniano, sublinhando ainda que "a Rússia não quer realmente a paz".

Zelensky também acusou Vladimir Putin de não ter cumprido a sua palavra, depois de o exército russo ter voltado a atacar a infraestrutura energética ucraniana, apesar de o líder do Kremlin ter dito que tinha ordenado aos seus militares que começassem a trabalhar numa trégua parcial.

O presidente ucraniano criticou ainda Putin por querer enfraquecer a Ucrânia com a exigência, que o Kremlin disse ter feito na terça-feira a Donald Trump, do fim de todo o fornecimento de armas ao seu país e também o corte do fluxo de informações dos Estados Unidos para Kiev.

O presidente ucraniano declarou na terça-feira, após a notícia da posição russa sobre a trégua, que a Ucrânia está disposta a aceitar o cessar-fogo parcial assim que for informada dos detalhes, mas insistiu que a recusa do Kremlin em depor as suas armas, como exigido pelos EUA, é prova de que os russos querem continuar a guerra.

Zelensky apelou hoje à comunidade internacional para aumentar a pressão sobre a Rússia para a forçar a terminar a guerra.

[Notícia atualizada às 13h26]

Leia Também: Putin mostrou intransigência face à Ucrânia: "Não quer fazer concessões"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas