Após quatro meses de contestação, o Tribunal Constitucional pronunciou-se sobre o caso, ordenando à Comissão Eleitoral Central (CEC) que determine a nova distribuição dos deputados, que poderá levar à estreia de eleitos do partido Velichie na câmara.
A comissão eleitoral deverá retomar os seus trabalhos ainda hoje, desconhecendo-se quando os resultados finais serão oficialmente conhecidos, segundo o diário 'Dnevnik'.
A decisão ocorre depois de uma recontagem parcial dos votos em centenas de assembleias de voto, embora o tribunal tenha recusado, até ao momento, efetuar uma revisão de todos os boletins.
A nova distribuição dos deputados pode pôr em causa a já frágil maioria parlamentar que dá vida à coligação governamental liderada pelo partido de centro-direita GERB.
O Tribunal Constitucional aceitou rever o caso depois de Velichie ter recorrido do facto de não ter conseguido - por apenas alguns votos - atingir o mínimo de quatro por cento dos votos exigido por lei para ter acesso ao parlamento.
As dúvidas e acusações de irregularidades no processo eleitoral agravaram significativamente a situação na volátil cena política da Bulgária, que enfrenta anos de divisões e fraturas, dificultando a formação de alianças e maiorias.
As eleições de outubro foram as sétimas do país em apenas quatro anos.
Leia Também: Portugal foi o sexto pior da União Europeia em mortos na estrada em 2023