Rússia reclama reconquista de maior cidade na região russa de Kursk

O Exército russo reclamou hoje a reconquista da localidade de Sudja, o principal centro de resistência das tropas ucranianas na região russa de Kursk, parcialmente ocupada por Kyiv desde agosto de 2024.

Notícia

© ROMAN PILIPEY/AFP via Getty Images

Lusa
13/03/2025 10:46 ‧ há 4 dias por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Um comunicado do Ministério da Defesa russo refere que durante as ações ofensivas, as unidades do agrupamento militar de Sever (Norte) libertaram as localidades de Melovoi, Podol e Sudja, a maior localidade controlada pelos ucranianos em Kursk.

 

O anúncio de Moscovo foi divulgado através das redes sociais um dia depois de o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter efetuado uma visita às tropas destacadas na região russa de Kursk.  

As forças ucranianas sofreram mais de 340 baixas, entre mortos e feridos, nos combates das últimas 24 horas, elevando o número total de baixas desde o início da incursão para 67.150, segundo dados de Moscovo,

Kiev ainda não se pronunciou sobre as baixas sofridas nos últimos confrontos.

O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, disse que o Exército tinha comunicado a Putin que a fase final da contraofensiva em Kursk tinha começado com o objetivo de libertar o território dos milicianos ucranianos entrincheirados.

As Forças Armadas ucranianas lançaram uma ofensiva contra a região de Kursk no início de agosto de 2024 para contra-atacar Moscovo no meio da guerra lançada por Putin em fevereiro de 2022.

Kiev passou a controlar cerca de 1.200 quilómetros quadrados e mais de uma centena de localidades, levando o Exército russo a desviar parte do contingente e meios bélicos para combater os soldados ucranianos na Rússia.

Leia Também: Ucrânia denuncia à ONU e Cruz Vermelha execução de 5 soldados em Kursk

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas