Procurar

Sequestrado comboio no Paquistão. Autoridade já resgatou 155 passageiros

Um total de 155 passageiros foram resgatados numa operação na província paquistanesa do Baluchistão, após o sequestro do comboio Jaffar Express pelos insurgentes do Exército de Libertação do Baluchistão (BLA), disseram hoje fontes militares.

Sequestrado comboio no Paquistão. Autoridade já resgatou 155 passageiros Sequestrado comboio no Paquistão. Autoridade já resgatou 155 passageiros
Anterior Seguinte
Galeria

12 Fotos

© Lusa

Lusa
12/03/2025 06:06 ‧ há 7 meses por Lusa

As forças de segurança continuam a operação para libertar os restantes reféns detidos pelos separatistas do BLA, que tomaram o comboio na terça-feira com mais de 400 passageiros a bordo, quando este se dirigia da cidade de Quetta, no Baluchistão (oeste), para Peshawar, na província de Khyber Pakhtunkhwa (norte).

 

Fontes envolvidas na operação disseram à agência de notícias Efe que 155 civis foram resgatados e pelo menos 27 atacantes foram mortos. O número dos restantes reféns e dos agressores não foram especificados. Anteriormente, fontes de segurança tinham indicado que "13 terroristas" haviam sido mortos e "80 reféns libertados".

As fontes citadas pela Efe, que não quiseram ser identificadas, disseram que os atacantes têm homens-bomba com coletes explosivos ao lado de alguns reféns, o que dificulta a operação.

Apesar do resgate, a operação ainda está em curso e há registo de trocas de tiros.

De acordo com as mesmas fontes, 17 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital, não tendo detalhado se se trata de civis ou agentes das forças de segurança.

O BLA tinha afirmado ter eliminado 30 membros das forças de segurança e feito 180 reféns, ameaçando executá-los caso as forças de segurança interviessem.

"Os terroristas utilizaram mulheres e crianças como escudos. As forças de segurança cercaram os terroristas e a troca de tiros continua", disse uma fonte à Efe. "A operação está a ser levada a cabo com extrema cautela devido ao uso de mulheres e crianças como escudos e ao terreno difícil", acrescentou.

O BLA, que procura a autodeterminação do grupo étnico dos baluchis, mantém uma insurreição de longa data, com ataques contra as forças de segurança paquistanesas e os investimentos chineses na região.

Veja a galeria acima.

Leia Também: Polícia, soldado e maquinista mortos em ataque a comboio no Paquistão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10