Procurar

As imagens do "ataque deliberadamente calculado" ao centro de Dobropillia

Pelo menos onze pessoas morreram num ataque com mísseis da Rússia ao centro de Dobropillia, na região de Donetsk. Segundo Zelensky, o segundo ataque ocorreu quando os serviços de emergência já estavam no local.

As imagens do "ataque deliberadamente calculado" ao centro de Dobropillia As imagens do "ataque deliberadamente calculado" ao centro de Dobropillia
Anterior Seguinte
Galeria

14 Fotos

© Getty Images

Notícias ao Minuto
08/03/2025 20:14 ‧ há 7 meses por Notícias ao Minuto

Uma vaga de ataques russos provocou, nas últimas 24 horas, pelo menos 23 mortos no leste da Ucrânia. O ataque mais grave ocorreu em Dobropillia, na região de Donetsk, onde foi lançado um segundo míssil quando os serviços de emergência acorreram ao local. 

 

Segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o ataque no centro de Dobropillia, na noite de sexta-feira, atingiu oito edifícios residenciais e um centro comercial. Pelo menos onze pessoas morreram e 50 ficaram feridas, incluindo sete crianças.

"O ataque foi deliberadamente calculado para causar o máximo de dano", denunciou o presidente ucraniano na plataforma Telegram, acrescentando que "estes ataques mostram que os objetivos da Rússia mantêm-se inalterados".

"Tragicamente, onze pessoas foram mortas. As minhas condolências às famílias e entes queridos. Entre as vítimas está um funcionário do Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia. O segundo ataque ocorreu quando os socorristas começaram a trabalhar", afirmou Zelensky.

Entre sexta-feira e este sábado, "houve também outros bombardeamentos na região de Donetsk", que vitimaram nove pessoas e feriram 13.

Já um ataque contra uma empresa em Bohodukhiv, na região de Kharkiv, matou três pessoas e feriu outras sete, segundo o chefe regional Oleh Synyehubov, citado pela BBC.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após a desagregação da antiga União Soviética - e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.  

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, e os últimos meses foram marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kyiv têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.  

Pode ver, na galeria acima, as imagens da destruição causada pelo ataque a Dobropillia.

Leia Também: "Desgraça". Partido de Putin oferece picadoras a mães de soldados mortos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10