Procurar

Quatro países europeus saúdam plano árabe para reconstrução de Gaza

A Alemanha, França, Reino Unido e Itália "saudaram" hoje, numa declaração conjunta, o plano árabe para reconstruir Gaza, por considerarem que apresenta "uma via realista" para melhorar as condições de vida dos palestinianos neste território.

Quatro países europeus saúdam plano árabe para reconstrução de Gaza

© Lusa

Lusa
08/03/2025 12:30 ‧ há 5 meses por Lusa

"Se for aplicado", o plano promete "uma melhoria rápida e duradoura das condições de vida catastróficas dos palestinianos que vivem em Gaza", segundo a declaração, emitida em Berlim pelos ministros dos Negócios Estrangeiros destes países.

 

Esta declaração surge após a adoção formal de um plano árabe pela Organização de Cooperação Islâmica (OCI), que pretende ser uma alternativa ao plano do Presidente dos EUA, Donald Trump, de assumir o controlo do território palestiniano e expulsar os mais de dois milhões de habitantes palestinianos do enclave para transformá-lo na "Riviera do Médio Oriente".

A OCI, que representa o mundo muçulmano, apelou "à comunidade internacional e às instituições financeiras internacionais e regionais para que prestem rapidamente o apoio necessário a este plano".

Elaborado pelo Egito, o plano prevê a reconstrução da Faixa de Gaza, destruída por 15 meses de guerra entre Israel e o Hamas, sem deslocar os seus 2,4 milhões de habitantes.

O plano marginaliza efetivamente o Hamas e prevê o regresso da Autoridade Palestiniana, expulsa do território em 2007 pelo movimento islamita palestiniano.

No entanto, foi rejeitado por Israel e criticado pelos Estados Unidos.

"É claro para nós que o Hamas não deve continuar a governar Gaza ou a constituir uma ameaça para Israel", sublinharam os ministros europeus.

"Saudamos os esforços sérios de todas as partes envolvidas e apreciamos o importante sinal que os Estados árabes enviaram ao desenvolverem conjuntamente este plano de recuperação e reconstrução", acrescentaram.

Os ministros adiantaram que estão "empenhados em trabalhar com a iniciativa árabe, os palestinianos e Israel para abordar conjuntamente estas questões, incluindo a segurança e a governação".

Leia Também: Ex-reféns do Hamas pedem a Netanyahu continuação do cessar-fogo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10