Comissão Europeia reduz estatuto de proteção dos lobos na UE

A Comissão Europeia apresentou hoje uma proposta para alterar o estatuto dos lobos de "estritamente protegidos" para apenas "protegidos", permitindo a cada país do bloco comunitário "flexibilidade adicional" para controlar as populações destes animais.

Notícia

© Lusa

Lusa
07/03/2025 16:08 ‧ 07/03/2025 por Lusa

Mundo

UE

Em comunicado, o executivo de Ursula von der Leyen anunciou que a alteração foi feita ao abrigo da Convenção de Berna, que começou a ser aplicada a partir de hoje.

 

"A proposta da Comissão [Europeia] vai dar flexibilidade adicional aos Estados-membros na gestão das suas populações locais de lobos, de modo a que possam adotar medidas que sejam adaptadas às circunstancias regionais", dá conta o executivo comunitário.

A Comissão Europeia acrescentou que cada Estado-membro da UE decide se quer preservar "níveis elevados de proteção" dos lobos, ao abrigo das legislações nacionais.

O executivo comunitário justificou a decisão com a necessidade de proteger os predadores de gado.

Em dezembro, a associação ambientalista internacional "World Wide Fund for Nature" (WWF) alertou hoje que enfraquecer a proteção do lobo "é um grave passo em falso, desprovido de qualquer base científica sólida".

Ao votarem para enfraquecer a proteção do lobo no âmbito da Convenção de Berna, os Estados "ignoraram os apelos de mais de 300 organizações da sociedade civil" e de centenas de milhares de cidadãos que pediram ações baseadas na ciência para promover a coexistência com os grandes carnívoros.

"Em vez disso, apoiaram decisões politicamente motivadas, aparentemente influenciadas por razões pessoais, depois de o pónei da presidente da Comissão, Ursula Von der Leyen, ter sido morto por um lobo em 2022", disse na altura a WWF.

A organização acrescentou que a UE já permitia a gestão responsável dos lobos, incluindo o abate, mas há um ano a Comissão propôs enfraquecer a proteção, num processo que a organização "ClientEarth" diz ter sido imperfeito e que está a ser investigado pelo Provedor de Justiça da UE.

O lobo-ibérico é uma espécie protegida por vários tratados internacionais e em Portugal é considerado uma espécie estritamente protegida.

A Convenção de Berna é um instrumento jurídico internacional vinculativo em matéria de conservação da natureza, protegendo a maior parte do património natural do continente europeu e estende-se a alguns Estados africanos.

Leia Também: É raro, mas sabia que lobos também ladram? Este foi 'apanhado' no Gerês

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas