Procurar

Brasil "vai reagir comercialmente" às tarifas impostas pelos EUA

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje que o seu país "vai reagir comercialmente" às tarifas sobre as importações de aço e alumínio anunciadas pelo seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

Brasil "vai reagir comercialmente" às tarifas impostas pelos EUA

© Lusa

Mário Baptista
14/02/2025 15:29 ‧ há 7 meses por Mário Baptista

"Vamos reagir comercialmente ou vamos apresentar uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) ou vamos taxar os produtos que importamos" dos Estados Unidos, disse o Presidente numa entrevista a uma rádio local.

 

Lula voltou a alertar para o princípio da "reciprocidade" caso haja "qualquer atitude contra o Brasil", mas garantiu que não quer ter "qualquer atrito" com nenhum país, afirmando: "Queremos paz, não queremos guerras".

O líder brasileiro referiu que não falou com Trump desde que o republicano tomou posse, a 20 de janeiro, mas sublinhou que o Brasil "considera os Estados Unidos um país extremamente importante" e espera que este tenha a mesma ideia face ao seu país.

No entanto, manifestou a sua preocupação com a deriva "protecionista" dos EUA, que colide com a posição que assumiram como "patrono da democracia no mundo" e "xerife do planeta Terra" após a Segunda Guerra Mundial.

"Agora é a América para os americanos. Tudo para eles: 'Vou taxar todos os produtos, vou ficar com a Gronelândia, vou anexar o Canadá, vou ficar com o Canal do Panamá, vou expulsar milhões de pessoas'", criticou Lula da Silva, referindo-se a afirmações e decisões tomadas por Trump.

"Isso preocupa-me, porque o que está em risco no mundo é a democracia, que é o melhor sistema de governo", disse Lula da Silva.

O Brasil é um dos países mais afetados por um dos diplomas assinados por Donald Trump, que prevê a imposição de taxas alfandegárias de 25% sobre as importações de alumínio e aço, já que é um dos três maiores fornecedores de aço dos EUA.

Leia Também: Parlamento aprova deslocação do PR ao Brasil com votos contra do Chega

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10