Polónia anuncia investimento recorde para 2025 com foco na segurança

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, anunciou hoje um programa de investimento recorde de 155 mil milhões de euros para 2025, destinado a reforçar a segurança da Polónia face à guerra na Ucrânia e a estimular o crescimento económico.

Notícia

© Getty Images

Lusa
10/02/2025 14:50 ‧ 10/02/2025 por Lusa

Mundo

Donald Tusk

"Nunca existiu um montante tão elevado na história da economia polaca" destinado a despesas de investimento, sublinhou Donald Tusk, durante um discurso na Bolsa de Valores de Varsóvia.

 

"É claro que a segurança é um pré-requisito e não é coincidência que um grande montante de dinheiro seja investido diretamente na segurança", afirmou o primeiro-ministro polaco.

A Polónia, o único país da NATO que partilha uma fronteira com a Rússia e a Ucrânia, anunciou em 2024 que iria atribuir mais de 2,3 mil milhões de euros para reforçar a sua fronteira oriental.

Tusk referiu ainda que a Polónia ambiciona ultrapassar as economias dos países ocidentais da União Europeia (UE), recordando que "até há pouco tempo" Varsóvia era olhada "com desprezo".

O primeiro-ministro comprometeu-se a atrair investimento estrangeiro e afirmou ter mantido contactos "avançados" com grandes empresas tecnológicas como a Google, a Amazon, a IBM e a Microsoft.

"Os responsáveis da Microsoft e da Google serão meus convidados na Polónia nos próximos dias e iremos finalizar os seus planos de investimento", anunciou.

Segundo Donald Tusk, a Polónia, que ocupa uma posição crucial para o fornecimento de armamento à Ucrânia enviado pelos países ocidentais, irá investir também em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.

"Até 2032, daqui a sete anos, teremos investido 180 mil milhões de zlotys (43 mil milhões de euros) nos caminhos-de-ferro polacos", sublinhou.

De acordo com as últimas estimativas do Instituto de Estatística polaco (GUS), a economia polaca crescerá 2,9% em 2024, em comparação com os 0,1% registados em 2023.

Leia Também: Polónia vai deportar migrantes que violarem leis do país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas