Procurar

Rússia detém homem acusado de pertencer ao batalhão Azov

As forças de segurança russas detiveram hoje um homem acusado de pertencer ao batalhão ucraniano Azov e de recrutar militares russos para se juntarem ao lado ucraniano, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB).

Rússia detém homem acusado de pertencer ao batalhão Azov

© Yevhen Kotenko / Ukrinform/Future Publishing via Getty Images

Lusa
07/02/2025 15:06 ‧ há 8 meses por Lusa

"Um residente de Moscovo, nascido em 1993, foi detido por ligação com as atividades de um grupo nacionalista militarizado declarado terrorista no território da Federação Russa", lê-se no comunicado oficial, reproduzido pela agência de notícias TASS.

 

As autoridades russas garantiram tratar-se de um "cidadão russo neonazi" que, antes do início da guerra, em fevereiro de 2022, "viajou repetidamente para a Ucrânia, onde estabeleceu contacto com o comandante de uma das divisões do batalhão Azov e, subsequentemente, se juntou às suas fileiras".

As forças de segurança acusam o homem de ter persuadido os militares das Forças Armadas russas envolvidos na guerra na Ucrânia a passarem para o lado inimigo, tal como lhe tinha sido ordenado pelos seus superiores desde o início da guerra.

O homem também é acusado de recolher dados sobre a localização das tropas russas na zona de combate, as armas que possuíam, o número de tropas e as suas baixas.

O detido pode ser condenado a 20 anos de prisão por pertencer a uma organização terrorista, uma vez que o batalhão Azov foi declarado como grupo terrorista pela justiça russa a 02 de agosto de 2022.

O batalhão ucraniano foi descrito pela Rússia como neonazi, enquanto para a Ucrânia se tornou uma referência militar que simboliza a resistência de Kiev à ofensiva das forças inimigas russas.

Leia Também: Rússia deteta novas manchas de petróleo nas praias da Crimeia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10