Procurar

Libertados suspeitos relacionados com morte de homem que profanou Corão

As cinco pessoas detidas após o assassinato na Suécia na quarta-feira à noite de Salwan Momika, que provocou manifestações em países muçulmanos ao profanar publicamente exemplares do livro sagrado do Islamismo (Corão) em 2023, foram libertadas, foi hoje divulgado.

Libertados suspeitos relacionados com morte de homem que profanou Corão

© Ole Jensen/Getty Images

Lusa
31/01/2025 20:06 ‧ há 8 meses por Lusa

Mundo

Suécia

"As suspeitas enfraqueceram e já não vejo qualquer razão para manter estas pessoas detidas", referiu o procurador Rasmus Oman, em comunicado, especificando que as suspeitas não tinham sido completamente afastadas e que a investigação continuava.

 

As cinco pessoas foram detidas poucas horas após a morte a tiro de Salwan Momika, um refugiado iraquiano de 38 anos que professava a fé cristã.

Momika foi morto num bairro de Sodertälje, localizado a 40 quilómetros a sudoeste de Estocolmo, enquanto fazia uma transmissão em direto nas redes sociais, tendo o seu homicídio sido filmado.

"Estava perfeitamente consciente de que pairava sobre ele uma ameaça em grande escala. Tinha a cabeça a prémio, como ele próprio disse", declarou a advogada Anna Roth à agência noticiosa sueca TT na quinta-feira.

As relações entre a Suécia e vários países do Médio Oriente deterioraram-se no verão de 2023 devido aos atos de profanação do Corão cometidos por Salwan Momika e pelo seu acólito Salwan Najem.

No final de junho de 2023, Momika pisou um exemplar do Corão e queimou várias páginas em frente à maior mesquita de Estocolmo.

Momika profanou o Corão em pelo menos quatro ocasiões e foi julgado juntamente com Najem por "agitação contra um grupo étnico".

O julgamento dos dois homens, que deveria ter lugar na quinta-feira, foi adiado.

Leia Também: Cinco suspeitos detidos por matar homem que queimou Corão na Suécia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10