Procurar

Português Ofer Kalderon na lista de reféns libertados pelo Hamas amanhã

Ofer Kalderon, que obteve nacionalidade portuguesa quando já estava em cativeiro, vai ser libertado no sábado, com Keith Siegel e Yarden Bibas, segundo o Hamas.

Português Ofer Kalderon na lista de reféns libertados pelo Hamas amanhã

© AHMAD GHARABLI/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
31/01/2025 10:14 ‧ há 8 meses por Notícias ao Minuto

Ofer Kalderon, um cidadão israelita que obteve nacionalidade portuguesa após ser raptado no ataque de 7 de outubro, vai ser libertado no sábado. A informação foi avançada pela agência de notícias Al Jazeera, que cita as Brigadas al-Qassam, o braço armado do movimento Hamas.

 

Além de Kalderon, serão também libertados Keith Siegel e Yarden Bibas.

Ofer Kalderon, de 52 anos, tinha requerido a nacionalidade portuguesa em 2021, ao abrigo da lei dos sefarditas. Após o seu rapto, foi pedido ao Governo urgência na atribuição de nacionalidade portuguesa ao israelita, para que pudesse beneficiar da dupla nacionalidade para que fosse libertado.

A certidão de nascimento do agora luso-israelita foi emitida pela Conservatória dos Registos Centrais (CRC), em 2023.

Já Yarden Bibas é o pai do bebé Kfir, que tinha apenas nove meses quando foi raptado, e de Ariel, de quatro anos. Além das crianças, também a mãe, Shiri, foi raptada e, no final de 2023, o Hamas anunciou que o bebé e a mãe tinham sido mortos num bombardeamento israelita.

Sobre o israelo-americano Keith Siegel sabe-se que foi feito refém com a sua mulher Aviva e foi visto num vídeo divulgado pelo Hamas no ano passado. A mulher foi libertada na primeira troca de reféns por prisioneiros palestinianos, em novembro de 2023, à semelhança de Erez e Sahar, filhos de Ofer Kalderon.

Offer Kalderon, refém do Hamas, já tem nacionalidade portuguesa

Offer Kalderon, refém do Hamas, já tem nacionalidade portuguesa

O homem de 52 anos foi raptado no dia 7 de outubro pelo Hamas e poderá agora beneficiar de um eventual acordo para a libertação de reféns com dupla nacionalidade.

Daniela Carrilho com Lusa | 17:06 - 24/10/2023

Citado pela agência France-Presse (AFP), o gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, confirmou que "Israel recebeu a lista dos reféns que serão libertados amanhã.

"Será dada uma resposta pormenorizada depois de examinada a lista e informadas as famílias", acrescentou.

Sublinhe-se que a primeira fase da trégua entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza, que deverá durar seis semanas, deverá permitir a libertação de 33 reféns detidos em Gaza em troca de um número muito maior de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

A primeira fase do acordo de cessar-fogo e de libertação de reféns em Gaza entrou em vigor no passado dia 19 de janeiro e, desde então, foram libertados 15 reféns em troca de centenas de prisioneiros palestinianos.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada pelo ataque do Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023, que fez cerca de 1.200 mortos e 250 reféns.

Em retaliação, Israel lançou uma operação militar em grande escala, que provocou mais de 47 mil mortos, na maioria civis, segundo as autoridades locais, e destruiu o enclave palestiniano.

[Notícia atualizada às 10h39]

Leia Também: Estados Unidos afirmam ter matado líder 'jihadista' num ataque na Síria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10