Procurar

Coreia do Sul lança plano para rever perímetro dos aeroportos após acidente

As autoridades sul-coreanas lançaram um plano de revisão do perímetro dos aeroportos após o pior acidente aéreo da sua história, quando um avião colidiu com um muro no final da pista após aterrar de emergência.

Coreia do Sul  lança plano para rever perímetro dos aeroportos após acidente

© SeongJoon Cho/Bloomberg via Getty Images

Lusa
07/01/2025 13:53 ‧ há 9 meses por Lusa

Causando 179 mortos, o acidente ocorrido no fim de dezembro levou as autoridades a rever as estruturas de cimento que foram concebidas para alojar os localizadores ILS (Instrumental Landing System Locator), que servem para orientar os pilotos e facilitar o alinhamento com a pista.

 

O ministro dos Transportes, Sangwoo Park, indicou que estas paredes serão modificadas independentemente de cumprirem ou não a regulamentação em vigor.

"Vamos melhorá-las de uma forma que aumente a segurança", referiu o governante, sem dar mais detalhes, segundo a imprensa local.

O anúncio ocorre depois de o Governo sul-coreano ter apelado à melhoria da segurança aérea após o acidente do avião da companhia sul-coreana Jeju Air, ocorrido na manhã de 29 de dezembro, e cuja investigação decorre.

Desde que a polícia começou a avaliar o aeroporto de Muan para recolher dados e provas, vários especialistas questionaram o desenho da infraestrutura, especialmente no que diz respeito ao muro.

A companhia anunciou hoje que vai reduzir as operações.

Após o acidente, a companhia aérea de baixo custo já tinha anunciado planos para reduzir os serviços entre 10 e 15%, de forma a reforçar as operações de manutenção de aeronaves.

Embora o plano ainda não esteja finalizado,a Jeju Air disse hoje que irá cancelar todos os 78 voos previstos de 22 a 30 de março entre Gimhae, o aeroporto que serve Busan, no sudeste da Coreia do Sul, e Clark, nas Filipinas.

A empresa cancelou também outros 110 entre Gimhae e Kaoshiung, em Taiwan, de 03 de fevereiro a 29 de março.

Também hoje, os dois principais partidos sul-coreanos anunciaram a criação de uma comissão parlamentar conjunta para investigar o acidente, apesar das divisões políticas.

"O Partido do Poder Popular [PPP, no poder] e o Partido Democrático [na oposição] decidiram criar uma comissão especial" para investigar a tragédia e prestar assistência aos familiares, afirmou o PPP.

Num comunicado, o PPP revelou que a comissão irá incluir sete deputados de cada um dos dois movimentos e um último membro não pertencente a nenhum dos partidos.

O Partido Democrático confirmou à agência de notícias France-Presse que concordou com o movimento rival.

Em 29 de dezembro, um avião da Jeju Air proveniente de Banguecoque, capital tailandesa, aterrou de barriga no aeroporto de Muan e embateu num muro de betão, no final da pista, acabando por explodir.

Apenas duas das 181 pessoas que se encontravam a bordo - uma hospedeira e um comissário - sobreviveram ao acidente, o pior desastre aéreo da história em solo sul-coreano.

Leia Também: Agência anticorrupção da Coreia do Sul quer prolongar mandado de detenção de Yoon

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10