Começou julgamento por financiamento ilegal de campanha de ex-PR francês

Um tribunal de Paris começou hoje a julgar o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy e de outras doze pessoas pelo alegado financiamento irregular da campanha eleitoral de 2007 com dinheiro do regime líbio de Muammar Kadhafi.

Começou julgamento por financiamento ilegal de campanha eleitoral de Nicolas Sarkozy
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
06/01/2025 14:42 ‧ 06/01/2025 por Lusa

Mundo

Nicolas Sarkozy

Sarkozy, que completa 70 anos no final do mês, não quis prestar quaisquer declarações à imprensa antes do início da audiência, à qual compareceu de fato escuro e gravata preta.

 

No breve interrogatório a que a presidente do tribunal, Nathalie Gavarino, submeteu todos os arguidos presentes, o ex-chefe do Estado francês (2007-2012) lembrou que a sua profissão atual é advogado.

Antes do início da audiência, Sarkozy conversou na sala do tribunal com vários advogados e com os outros três dos principais arguidos, os ex-ministros Claude Guéant, Brice Hortefeux e Éric Woerth, assim como com o seu irmão Guillaume.

Neste processo, que se prolongará até 10 de abril, o antigo Presidente francês é acusado de crimes que podem resultar, se condenado, numa pena de até 10 anos de prisão e em multas em torno de 375 mil euros.

A primeira audiência de hoje está a ser dedicada aos recursos que tentam anular o processo.

O ex-Presidente Sarkozy já foi condenado em outros dois processos. Num destes casos, que já teve a decisão definitiva do Supremo Tribunal, foi condenado a um ano de prisão por corrupção e tráfico de influência, que poderá cumprir em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Além disso, o antigo chefe de Estado conservador foi condenado em primeira instância pelo financiamento irregular da sua fracassada campanha eleitoral presidencial de 2012 [perdeu para o socialista François Hollande], a uma pena de um ano de prisão. O julgamento do recurso já aconteceu e a decisão será conhecida ainda este ano.

Leia Também: Sarkozy reage a condenação: "Profunda injustiça. A verdade vai triunfar"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas