Diretor-geral da OMS estava em aeroporto do Iémen que Israel atacou

O bombardeamento a várias estruturas no Iémen resultou na morte de duas pessoas, esta quinta-feira. Segundo o que o responsável da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, contou, um membro da tripulação do avião em que seguia ficou ferido. Não há feridos entre membros da OMS ou da ONU.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor oms, tedros Ghebreyesus

© Hollie Adams/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto
26/12/2024 16:45 ‧ 26/12/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Iémen

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, estava no aeroporto de Sanaa, no Iémen, quando a estrutura foi atacada por Israel.

 

"Quando estávamos prestes a embarcar no nosso voo de Sanaa, há cerca de duas horas, o aeroporto foi alvo de bombardeamentos aéreos", lê-se num comunicado publicado na rede social X (antigo Twitter).

"Um dos membros da tripulação do nosso avião ficou ferido. Pelo menos duas pessoas foram dadas como mortas no aeroporto. A torre de controlo do tráfego aéreo, a sala de embarque - a poucos metros do local onde nos encontrávamos - e a pista foram danificadas", apontou.

Tedros Adhanom Ghebreyesus referiu ainda que seria preciso verificar os danos causados até que pudesse partir e que tanto os membros da OMS como da Organização das Nações Unidas (ONU) estavam a salvo.

Os responsáveis das organizações encontravam-se no país numa missão que pretendia tanto negociar libertações de membros da ONU detidos no país, como perceber a situação humanitária, missão que se concluiu esta quinta-feira.

Para além do aeroporto, a aviação israelita lançou um ataque "baseado em informações secretas" às centrais elétricas de Hezyaz e Ras Kanatib e outras posições no porto de Hodeida, Salif e Ras Kanatib, na costa oeste - todos estes locais controlados pelos Hutis.

[Notícia atualizada às 16h57]

Leia Também: Israel bombardeia infraestruturas do Iémen controladas por Hutis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas