Interesse pela cultura e língua portuguesas aumentou em Goa nos últimos anos

O investigador Óscar Noronha considerou que o interesse pela cultura portuguesa em Goa tem crescido nos últimos anos, uma tendência acompanhada por um aumento do número de alunos da língua de Camões.

Notícia

© iStock

Lusa
24/12/2024 09:52 ‧ 24/12/2024 por Lusa

Mundo

Goa

"Atualmente, pelo menos da parte do povo, há maior abertura à língua e cultura de matriz portuguesa. Ele tem melhor consciência de como é rica e única a cultura indo-portuguesa", declarou o professor universitário goês à agência Lusa.

 

Por outro lado, quanto à aprendizagem da língua, "o número de alunos tem aumentado ao longo dos anos", num contexto em que "tanto a Fundação Oriente como o instituto Camões têm exercido um papel relevante nesse sentido".

Em 1961, a União Indiana anexou o então estado da Índia, colónia portuguesa que era constituída pelos territórios de Goa, Damão e Diu.

"Os meus pais, Fernando de Noronha e Judite da Veiga, apesar do novo condicionalismo político, continuaram, na medida do possível, com o modo de vida a que estavam habituados. Por isso é que viemos, muito naturalmente, a falar a língua portuguesa e a cultivar a literatura e a música portuguesas, sem embargo do nosso amor à língua concani", declarou Óscar Noronha.

O seu pai inculcou na família "um amor ao idioma luso" e, a pedido dos filhos, "deixou registadas as suas memórias" em dois livros: "Momentos do meu passado" (2002) e "Goa tal como a conheci" (2018), este publicado postumamente.

"Escrevi a biografia do meu tio-avô, monsenhor Castilho de Noronha, que foi parlamentar [da antiga Assembleia Nacional do Estado Novo], além de ter sido professor do Seminário de Goa, diretor de um jornal e autor de duas obras sobre a filosofia indiana", disse.

Como "muitos aspectos da cultura comunitária estão a desaparecer", Óscar Noronha produz há alguns anos o 'podcast' "Renascença Goa" com o objetivo de "redescobrir a cultura indo-portuguesa", além de ter traduzido e editado obras em inglês e português.

O Saint Xavier's College, de Mapuçá, tem vindo a organizar, anualmente, o Dia da Língua e Cultura Portuguesa, com a participação de alunos de escolas de ensino secundário do estado de Goa.

Também, entretanto, passou a haver localmente "grande interesse" por fado e mandó, dois géneros musicais que o irmão de Óscar, o guitarrista Fernando Noronha, decidiu valorizar abrindo em Pangim a casa da especialidade "Madragoa".

Leia Também: Goa celebra natal com missa em português e gastronomia típica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas