Procurar

Parlamento suíço aprova proibição do Hamas no país nos próximos 5 anos

A câmara baixa do parlamento suíço aprovou hoje por 168 votos a favor e seis contra a proibição do movimento palestiniano Hamas no país nos próximos cinco anos, informou a agência de notícias suíça Keystone-ATS.

Parlamento suíço aprova proibição do Hamas no país nos próximos 5 anos

© Reuters

Lusa
11/12/2024 15:00 ‧ há 9 meses por Lusa

A proposta já tinha sido submetida a votação pelo Governo -- o Conselho Federal - em setembro passado e obteve uma maioria de votos favoráveis no Conselho de Estados, a câmara alta no parlamento suíço, na terça-feira.

 

No debate que acompanhou a votação de hoje, os líderes parlamentares liberais, socialistas e conservadores concordaram com a necessidade de responder aos ataques levados a cabo pelo Hamas em Israel em 07 de outubro de 2023 com medidas como esta, para mostrar o apoio da Suíça à paz e o seu repúdio pelo terrorismo.

Os partidos de esquerda insistiram que a proibição deveria ser limitada no tempo e que a medida não deveria prejudicar as organizações de paz e de ajuda humanitária na região.

O ministro da Justiça suíço, Beat Jans, insistiu que as atividades humanitárias não seriam objeto de sanções.

O Conselho Federal propôs em setembro a prorrogação da proibição de cinco anos, se tal fosse considerado adequado.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas contra Israel em 07 de outubro de 2023, no qual 1.200 pessoas foram mortas e cerca de 250 foram feitas reféns, na sua maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

A ofensiva de retaliação de Israel em Gaza já fez mais de 44.00 mortos, na sua maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde do Hamas, considerados fiáveis pela ONU.

A guerra de Israel contra o Hamas também destruiu vastas áreas de Gaza e deslocou 90% da população de 2,3 milhões de pessoas.

O grupo palestiniano governa a Faixa de Gaza desde 2007 e é considerado como uma organização terrorista por Israel, os Estados Unidos e a União Europeia.

Leia Também: Enquanto se espera por Trump, incerteza reina a Oriente e na Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10