"Boa e produtiva reunião. Todos queremos que esta guerra termine"

Zelensky falou sobre encontro no Palácio do Eliseu, em Paris, e agradeceu a Trump e Macron.

Notícia

© Chesnot/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
07/12/2024 18:12 ‧ 07/12/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, este sábado, que a reunião trilateral com Donald Trumo e Emanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris, foi "boa e produtiva" e que "todos" querem que a guerra na Ucrânia "termine o mais rapidamente possível e de uma forma justa". 

 

"Tive uma boa e produtiva reunião trilateral com o presidente Donald Trump e o presidente Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu. O presidente Trump é, como sempre, resoluto. Agradeço-lhe. Agradeço também a Emmanuel por ter organizado esta importante reunião", escreveu Zelensky, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).

"Todos nós queremos que esta guerra termine o mais rapidamente possível e de uma forma justa. Falámos do nosso povo, da situação no terreno e de uma paz justa", acrescentou. 

Segundo Zelensky, os líderes concordaram "em continuar a trabalhar em conjunto" e a manter o "contacto". "A paz através da força é possível", completou.

Emmanuel Macron também se pronunciou sobre o encontro na mesma rede social: "Estados Unidos, Ucrânia e França. Juntos neste dia histórico. Reunidos em Notre-Dame. Continuemos os nossos esforços conjuntos em prol da paz e da segurança", escreveu.

Recorde-se que os presidentes de França e Ucrânia reuniram-se hoje com o presidente eleito dos Estados Unidos da América, antes da cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame. 

A cimeira trilateral entre Emmanuel Macron, Volodymyr Zelensky e Donald Trump teve como tema dominante a atual situação da guerra na Ucrânia, de acordo com uma nota emitida pelo gabinete da presidência francesa e citada pelas agências internacionais de notícias.

Zelensky, Trump e Macron estiveram reunidos no Eliseu. Guerra foi tema

Zelensky, Trump e Macron estiveram reunidos no Eliseu. Guerra foi tema

Presidente ucraniano chegou pouco depois de Donald Trump. Cimeira trilateral teve como tema dominante a atual situação da guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 16:50 - 07/12/2024

Esta foi a primeira reunião de Trump, desde a sua eleição, com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

Trump - que efetua a sua primeira viagem ao estrangeiro, em França, desde a sua eleição, em 05 de novembro - chegou sozinho ao Palácio do Eliseu, uma hora antes da chegada de Zelensky. 

Trump e Zelensky apertaram as mãos durante muito tempo e depois os três homens posaram, com ar sério, diante dos fotógrafos num salão do Eliseu, antes de iniciarem as suas discussões à porta fechada.

Este encontro é de importância crucial para Volodymyr Zelensky, que apenas tinha tido uma breve conversa telefónica com Donald Trump desde a eleição deste último, no início de novembro.

O presidente eleito norte-americano tem afirmado repetidamente que pretende distanciar-se fortemente da política de apoio norte-americana a Kyiv, liderada por Joe Biden, perante a invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.

Muito crítico em relação aos milhares de milhões de dólares de ajuda disponibilizados pelos Estados Unidos para apoiar militarmente a Ucrânia face à invasão russa, Trump prometeu resolver a guerra na Ucrânia "em 24 horas", sem especificar como.

Kyiv, por seu lado, pretende abordar uma possível negociação de paz com a Rússia a partir de uma posição de força e com garantias de segurança suficientes.

Vários países da NATO, liderados pelos Estados Unidos, estão, no entanto, relutantes em convidar a Ucrânia a aderir à Aliança Atlântica, tal como solicitado por Kyiv.

À sua chegada ao Eliseu, Trump sublinhou as suas "excelentes relações" com o presidente francês, com quem trocou calorosos apertos de mão, na escadaria do palácio presidencial, perante a Guarda Republicana em plena pompa.

"Bem-vindo de volta", disse Emmanuel Macron, que está no cargo no Eliseu desde 2017 e que já passou muito tempo com Trump durante o seu primeiro mandato presidencial, de 2017 a 2021.

"O mundo parece estar um pouco louco neste momento e é sobre isso que vamos falar", comentou Donald Trump, perante Macron.

Macron já recebeu Trump no Palácio do Eliseu em Paris. Veja as imagens

Macron já recebeu Trump no Palácio do Eliseu em Paris. Veja as imagens

 Passaram 5 anos desde o último encontro entre os dois presidentes - o mesmo número de anos desde o grande incêndio que atingiu a catedral de Notre-Dame.

Notícias ao Minuto | 15:55 - 07/12/2024

[Notícia atualizada às 18h14]

Leia Também: Zelensky, Trump e Macron estiveram reunidos no Eliseu. Guerra foi tema

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas