Uma falha no sistema de rádio "a nível nacional" está a afetar, na hora de ponta da manhã desta sexta-feira, os comboios em todo o Reino Unido. O problema, segundo a National Rail, empresa responsável pelos serviços de transporte de passageiros no país, está relacionado com o sistema de comunicação usado entre os maquinistas e os sinaleiros.
"Os comboios de toda a rede estão a ter de iniciar as suas viagens mais tarde devido a esta falha e alguns podem também ser sujeitos a cancelamentos ou alterações", explicou a National Rail, citada pela BBC.
Os passageiros estão a ser aconselhados a verificar como está a situação no percurso que vão fazer antes de optar pelo comboio para viajar.
Outra empresa de comboios do país, a Scotrail, garantiu que esta falha não afeta a segurança dos serviços que estão a funcionar, uma vez que "existem métodos alternativos".
️ NEW: Due to a national fault with the radio system between drivers and signallers, services are subject to delays. Please note that this does not affect the safety of train running as alternative methods are in place. Speak to staff or press help points for further…
— ScotRail (@ScotRail) December 6, 2024
Já os responsáveis pela Thameslink, uma rede de ferrovias do Reino Unido que liga diferentes áreas de Londres, aconselhou os passageiros a fazerem a sua rota normal, mas aconselhou-os a contarem com "atrasos e alterações".
Leia Também: Suprimidos 79 comboios até às 7h00 devido a greve na CP