Buscas e detenções relacionadas com ataque a canal no Kosovo

As autoridades policiais do Kosovo realizaram este sábado buscas que levaram a detenções relacionadas com o ataque a um canal de água essencial para as infraestruturas do país, anunciou o primeiro-ministro Albin Kurti, durante uma visita ao local.

Notícia

© Stevo Vasiljevic/Reuters

Lusa
30/11/2024 12:43 ‧ há 4 dias por Lusa

Mundo

Kosovo

A polícia também "recolheu testemunhos e provas e os criminosos e terroristas terão de enfrentar a justiça e a lei", afirmou o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas.

 

Albin Kurti adiantou ainda que cerca de um quarto do abastecimento de água que passa pelo canal danificado por uma explosão já foi assegurado hoje de manhã.

"Graças ao empenho de todos os serviços relevantes", 25% do caudal habitual que passa por este canal, essencial para o arrefecimento de duas centrais térmicas, já foi restabelecido, garantiu.

A Sérvia condenou hoje "com a maior firmeza o ataque" contra o canal Ibar-Lepenac, classificando-o como um "ato inaceitável de sabotagem", escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Marko Djuric, na rede X.

"Apelamos a todas as partes para que resistam às provocações e favoreçam o diálogo, a compreensão mútua e a cooperação", acrescentou Djuric, insinuando que o "regime" do primeiro-ministro kosovar, que acusou a Sérvia de estar por detrás do ataque, poderá estar "potencialmente envolvido".

O Kosovo reforçou, entretanto, a segurança em torno das suas "instalações críticas" após a explosão que danificou o canal e acusou Belgrado de ter "orquestrado" este "ataque", o que a Sérvia negou.

O fornecimento de eletricidade no país ainda funciona bem, uma vez que foi encontrada uma solução temporária, disse hoje o ministro da Economia do Kosovo, Artane Rizvanolli.

Depois de um Conselho de Segurança presidido pelo primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, na noite de sexta-feira para sábado, o governo do Kosovo emitiu um comunicado indicando que "os primeiros indícios sugerem" que esta explosão foi "orquestrada pelo Estado sérvio, que está equipado com capacidades para realizar um ataque tão criminoso e terrorista".

Neste contexto, o Conselho de Segurança "aprovou medidas adicionais para reforçar a segurança em torno de instalações e serviços essenciais, como pontes, transformadores, antenas, lagos, canais, etc.", precisou o executivo kosovar.

Leia Também: Sérvia condena "com firmeza" ataque a canal de água do Kosovo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas