O presidente eleito dos Estados Unidos nomeou Marco Rubio, senador do estado da Florida, para secretário de Estado, descrevendo-o como "um líder altamente respeitado" e "um guerreiro destemido que nunca recuará" perante os adversários.
"Marco é um líder altamente respeitado e uma voz muito poderosa para a liberdade. Será um forte defensor da nossa Nação, um verdadeiro amigo dos nossos aliados e um guerreiro destemido que nunca recuará perante os nossos adversários", justificou Trump num comunicado citado pela CNN Internacional.
O cargo de chefe da diplomacia norte-americana, recorde-se, é atualmente ocupado por Antony Blinken.
Rubio, de 53 anos, um influente político de origem cubana e vice-presidente da Comissão de Inteligência do Senado (câmara alta do parlamento dos Estados Unidos), chegou a ser apontado como possível vice-presidente de Trump, escolha que acabou por cair em J.D. Vance.
O republicano tem mantido uma posição agressiva em matéria de política externa, assumindo linhas duras em relação à China e ao Irão em particular e manifestando uma posição a favor do fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
[Notícia atualizada às 20h23]
Leia Também: Borrell propõe usar bens russos congelados se Trump retirar apoio a Kyiv