O senador do estado da Dakota do Sul, John Thune, foi eleito, esta quarta-feira, líder do Senado dos Estados Unidos. Segundo a imprensa norte-americana, Thune derrotou John Cornyn, do Texas, na segunda ronda de votações e irá, assim, substituir Mitch McConnell, que ocupou o cargo durante 17 anos.
Num comunicado, divulgado nas redes sociais, o senador afirmou estar "extremamente honrado" por ter "merecido o apoio dos colegas para liderar o Senado".
Na nota, o republicano garantiu ainda que a sua equipa está "unida em torna da agenda" do presidente eleito Donald Trump.
"Sinto-me extremamente honrado por ter merecido o apoio dos meus colegas para liderar o Senado no 119.º Congresso e estou muito orgulhoso do trabalho que realizámos para garantir a nossa maioria e a Casa Branca. Esta equipa republicana está unida em torno da agenda do Presidente Trump, e o nosso trabalho começa hoje", escreveu no X.
Honored to serve as the next U.S. Senate majority leader. pic.twitter.com/zq9XLrPDUr
— Senator John Thune (@SenJohnThune) November 13, 2024
A eleição desta quarta-feira envolvia três candidatos: John Thune, atual vice de McConnell; John Cornyn, conhecido pelo seu histórico de liderança no Senado; e Rick Scott, ex-governador da Florida, que era visto como o favorito entre os setores mais conservadores e mais leais a Trump.
[Notícia atualizada às 17h55]
Leia Também: Trump pondera Marco Rubio para novo chefe da diplomacia dos EUA