ONU alerta que ambições do Acordo de Paris estão ameaçadas

As Nações Unidas alertaram hoje que as ambições do Acordo de Paris para as alterações climáticas estão em grande perigo, dirigindo-se aos representantes da cimeira do clima que começou hoje em Baku (COP29).

Notícia

© Lusa

Lusa
11/11/2024 10:53 ‧ há 4 semanas por Lusa

Mundo

COP29

Na abertura dos trabalhos, hoje, na capital do Azerbaijão a ONU voltou a sublinhar que 2024 vai "tornar-se quase de certeza" no ano mais quente desde que há registo. 

 

"De janeiro a setembro de 2024, a temperatura média global do ar à superfície foi 1,54 graus centígrados acima da média pré-industrial", refere um novo boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência das Nações Unidas.

O organismo sublinhou que o aquecimento a longo prazo medido ao longo de várias décadas permanece abaixo do limite de 1,5° centígrados mencionado no Acordo de Paris de 2015.

A 29.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29) inicia-se hoje em Baku, no Azerbaijão, tendo como um dos principais objetivos determinar o financiamento para a ação climática.

A reunião, que decorre até dia 22, deve ficar marcada pelas negociações do chamado "Novo Objetivo Quantificado Coletivo" (NCQG na sigla em inglês).

O propósito é estabelecer um novo valor da ajuda financeira Norte-Sul para a luta e adaptação às alterações climáticas, um ano após o acordo sem precedentes entre países de todo o mundo a favor de uma transição para o abandono dos combustíveis fósseis na COP28.

Delegações de quase 200 países vão estar presentes na cimeira, que deve contar com cerca de 50 mil participantes.

A COP29 fica marcada pela ausência dos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil, bem como da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entre líderes de vários países que tradicionalmente participam nas negociações.

Leia Também: Climáximo diz que cimeira da COP29 é "uma fraude"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas