Secretário do Conselho de Segurança russo Sergey Shoigu visita China

O secretário do Conselho de Segurança russo e antigo ministro da Defesa, Sergey Shoigu, desloca-se hoje à China, onde se reunirá com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, anunciou hoje a diplomacia chinesa.

Notícia

© VYACHESLAV PROKOFYEV/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
11/11/2024 08:50 ‧ há 4 semanas por Lusa

Mundo

Rússia

Shoigu, que permanecerá na China até 15 de novembro, participará na 19ª ronda anual de consultas estratégicas em matéria de segurança entre Pequim e Moscovo e na 9.ª reunião do mecanismo sino-russo de cooperação em matéria de segurança para a aplicação da lei, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em comunicado.

 

Shoigu foi demitido em maio do cargo de chefe da pasta da Defesa da Rússia, na sequência de críticas à sua gestão das forças russas na guerra na Ucrânia.

O atual ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, e o chinês Dong Jun apelaram no mês passado, em Pequim, para o reforço da cooperação militar estratégica entre os dois países.

"A cooperação militar russo-chinesa é um elemento importante para aumentar o potencial de defesa e manter a estabilidade regional e global", afirmou Belousov na altura.

Desde a eclosão da guerra na Ucrânia, a China tem mantido uma posição ambígua, apelando para o respeito pela "integridade territorial de todos os países", incluindo a Ucrânia, e à atenção às "preocupações legítimas de todos os países", referindo-se à Rússia, com quem intensificou os laços nos últimos anos.

Leia Também: Rússia diz ter abatido 70 drones ucranianos, metade na região de Moscovo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas