Quatro frades ficaram feridos, um com gravidade, depois de terem sido agredidos este sábado por um homem que entrou no Mosteiro do Espírito Santo em Gilet, na região espanhola de Valência.
De acordo com a agência Efe, o homem agrediu os religiosos com uma garrafa e alguns paus e gritou: "Sou Jesus Cristo e vou matar os frades". Depois, conseguiu fugir. O suspeito está a ser procurado pelas autoridades na zona circundante, e terá entre os 30 e os 40 anos.
A informação inicial dava conta de que um dos frades, de 76 anos, tinha morrido, mas o homem em questão está em estado grave. Os outros homens, de 57, 66 e 95 anos, apresentaram contusões e traumatismos na sequência do ataque, aconteceu por volta das 10 horas locais, 9 horas em Lisboa.
A situação do que se passou neste mosteiro foi relatada por outros religiosos que testemunharam a situação, tendo a instituição condenado o ataque e o sofrimentos destes homens devido aos "ferimentos no corpo e a dor na alma por aquilo que viveram e que, sem dúvida, deixa uma marca profunda nas pessoas".
Ainda segundo a Efe, os frades pediram também que o agressor "tomasse consciência do mal que fez e que fosse capaz de retificar o seu comportamento".
"Esta situação também alerta todos os irmãos para que estejam mais vigilantes, e que consigam evitar que entrem nas nossas fraternidades pessoas que possam causar danos de qualquer tipo", alertaram.
Leia Também: Mulher detida em Espanha por ser suspeita de matar a própria filha