Os sinos da catedral de Notre-Dame, em Paris, tocaram durante a manhã desta sexta-feira pela primeira vez desde o incêndio que assolou o monumento histórico em abril de 2019. O som ouviu-se a cerca de um mês da reabertura oficial.
"É um passo bonito, importante e simbólico", declarou Philippe Jost, responsável pelas obras de restauração da catedral, citado pela imprensa francesa.
Os oito sinos começaram a tocar um a um até tocarem todos em harmonia, pouco antes das 10h30 locais (9h30 em Lisboa). "Ainda não está perfeito, mas vamos torná-lo perfeito", disse Alexandre Gougeon, responsável pela reinstalação dos sinos, acrescentando que "este primeiro teste foi um sucesso".
O sino mais pesado, chamado 'Gabriel', pesa mais de quatro toneladas, ao passo que o mais leve, 'Jean-Marie', pesa 800 quilogramas.
Sublinhe-se que três novos sinos chegaram à catedral na quinta-feira, incluindo um que foi usado no Stade de France durante os Jogos Olímpicos de Paris deste ano.
Recorde-se que foi em 15 de abril de 2019 que um incêndio devastou a catedral parisiense, símbolo do cristianismo e classificada Património Mundial da Unesco, que acolhia 12 milhões de visitantes por ano, com as chamas a provocarem o colapso da torre e de parte do telhado.
Sob liderança de Philippe Jost, cerca de 250 empresas e centenas de artesãos, arquitetos e profissionais trabalharam na restauração para permitir a reabertura da obra-prima da arte gótica, que está agendada para o fim de semana de 7 e 8 de dezembro.
Pode ver imagens da chegada dos novos sinos na galeria acima.
Leia Também: Catedral de Notre-Dame recebe 3 sinos. Um deles dos Jogos Olímpicos