O deputado Mike Amesbury, que foi suspenso do Partido Trabalhista do Reino Unido depois de ter agredido um cidadão numa rua de Frodsham, na região de Cheshire, no mês passado, foi formalmente acusado de agressão.
"Fui hoje intimado a comparecer em tribunal para responder a uma acusação de agressão comum na sequência de um incidente ocorrido em Frodsham no mês passado, que foi profundamente lamentável", escreveu o deputado na rede social X (Twitter), esta tarde de quinta-feira.
Amesbury assegurou ainda que continua "cooperar com a polícia", tendo ressalvado que, como se trata "de um caso em curso", não pode "fazer mais comentários".
Recorde-se que o agora deputado independente por Runcorn e Helsby foi filmado a agredir um cidadão na madrugada de 26 de outubro.
— Mike Amesbury MP (@MikeAmesburyMP) November 7, 2024
O deputado garantiu que foi "ameaçado na rua depois de uma noite com amigos" e adiantou ter contactado as autoridades de Cheshire por iniciativa própria para dar conta do que sucedeu.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, descreveu as imagens divulgadas pela imprensa britânica como "chocantes", o que levou à suspensão de Amesbury.
Em julho do ano passado, um homem de 56 anos foi condenado por perseguir o deputado no gabinete do seu círculo eleitoral.
Leia Também: Deputado inglês que esmurrou civil foi "ameaçado". Vídeo mostra confronto