"As nossas felicitações a Donald Trump, Presidente eleito, e a JD Vance, vice-Presidente eleito, dos Estados Unidos da América após a sua vitória eleitoral", disse Mahamat na rede social X.
"A Comissão da União Africana espera trabalhar em conjunto para alcançar uma relação construtiva entre os Estados Unidos e África baseada no respeito mútuo, nos interesses globais partilhados e nos valores da cooperação internacional", acrescentou o político do Chade.
Muitos líderes africanos já felicitaram Trump na quarta-feira e defenderam a colaboração com os Estados Unidos, incluindo os Presidentes de países como a África do Sul, a Nigéria e o Quénia.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.
Trump segue também à frente da adversária democrata no voto popular, com 50,9% contra os 47,6% de Kamala Harris.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes encontra-se igualmente à frente no apuramento com 205 mandatos, a apenas 13 da maioria.
Leia Também: Eleições nos EUA são oportunidade de corrigir políticas erradas, diz Irão