"A amizade entre o Canadá e os Estados Unidos é a inveja do mundo. Sei que o Presidente Trump e eu vamos trabalhar juntos para criar mais oportunidades, prosperidade e segurança para ambas as nações", escreveu Trudeau na sua conta da rede social X (antigo Twitter).
A maioria dos líderes políticos felicitou Trump e manifestando o desejo de o mandato da nova administração dê prioridade à cooperação internacional.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais dos 270 votos do colégio eleitoral necessários, quando ainda decorre o apuramento dos resultados. Trump segue também à frente da adversária democrata Kamala Harris no voto popular, com 51,1% contra 47,4% dos votos contados.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue igualmente na frente no apuramento com 201 mandatos, a apenas 17 da maioria.
Será a primeira vez em mais de um século que um ex-Presidente volta ao cargo -- Trump ocupou a Casa Branca entre 2017 e 2021- após perder uma eleição (2020) e também a primeira vez que um condenado se torna Presidente do país.
Leia Também: Trudeau alerta para gravidade de interferências na democracia do Canadá