Uma madeixa de cabelo de George Washington e uma bandeira que acompanhou o caixão de Abraham Lincoln são alguns dos objetos presidenciais que estarão a leilão no final deste mês de novembro, no qual será eleito um novo chefe de Estado norte-americano.
“Estamos a realizar um leilão de alguns dos objetos mais históricos associados à história americana que alguma vez foram postos à venda”, assegurou o presidente da casa de leilões Guernsey's, Arlan Ettinger, em declarações à agência Reuters.
Entre as recordações estão fios de cabelo do primeiro presidente dos Estados Unidos, que morreu em 1799. A madeixa foi preservada num medalhão oferecido a um amigo da família e passada de geração em geração, de acordo com aquele meio.
Uma bandeira que foi colocada no caixão de Lincoln durante a viagem entre Washington e Springfield, no Illinois, onde o antigo chefe de Estado está enterrado, também se encontra no catálogo.
Este objeto poderá valer entre 800 mil dólares (cerca de 733.689 euros) e 1.2 milhões de dólares (cerca de 1.107.522 euros), de acordo com Ettinger.
Uma bandeira rara de 49 estrelas, que esteve na Casa Branca durante a presidência de Dwight Eisenhower, também será leiloada. A decoração é datada de 1959, depois de o Alasca ter aderido à União, mas antes da integração do Havai.
O catálogo incluirá ainda retratos presidenciais nunca antes vistos em público, a autoria do estúdio de fotografia Bachrach, assim como um retrato de Lincoln feito por Francis Bicknell Carpenter como estudo para a obra ‘Primeira Leitura da Proclamação de Emancipação de Abraham Lincoln’, que está exposta no Capitólio.
“Não sabemos o que vai acontecer nas eleições, mas, de uma forma ou de outra, o Gabinete da Presidência e a história americana estão a ser objeto de grande atenção neste momento”, considerou Ettinger.
O leilão acontecerá a 22 de novembro, nas Galerias Arader, em Nova Iorque, assim como online.
Leia Também: Quatro mortos e 17 feridos em colisão com semirreboque no Michigan