Seis dos mortos nas cheias de Valência são idosos de lar em Paiporta

A tempestade surpreendeu-os à hora de jantar.

Paiporta, Valência, cheias, inundações

© Reprodução

Notícias ao Minuto
30/10/2024 19:40 ‧ 30/10/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Entre os mais de 90 mortos provocados pelas inundações em Valência, Espanha, estão seis idosos de um lar em Paiporta. A tempestade terá surpreendido os 120 utentes do lar às 20h00 de terça-feira, enquanto jantavam, e gerou momentos de pânico.

 

Segundo o site da rádio espanhola Cadena SER, os funcionários do lar conseguiram levar quase todos os idosos para o primeiro andar do edifício, mas não houve tempo suficiente para salvar todos. Ainda escaparam 115 pessoas, mas seis acabaram por morrer.

A presidente da Câmara Municipal de Paiporta, Maribel Albalat, afirmou que, "para já", morreram 40 pessoas no seu município, que não está habituado à chuva e, por isso, não estava preparado para o que aconteceu.

"Muitas pessoas viviam no rés do chão. Casais, idosos, pessoas que estavam nos carros, a tentar tirá-los da garagem", explicou a autarca.

Pelo menos 95 pessoas morreram em Espanha por causa das chuvas torrenciais e inundações que atingiram o leste e o sul do país na noite passada, segundo o balanço mais recente das autoridades.

O anterior balanço era de 72 mortos nas regiões da Comunidade Valenciana e Castela La Mancha.

Na última noite, a precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.

Leia Também: AO MINUTO: N.º de mortos sobe para 95; Três dias de luto nacional

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas