Filme 'Amanhã não dão chuva' entre premiados pela Casa da Animação

A curta-metragem 'Amanhã não dão chuva', de Maria Trigo Teixeira, foi uma das distinguidas pela associação cultural Casa da Animação, no âmbito da Festa Mundial da Animação, foi hoje anunciado.

Cinema, filmes

© iStock

Lusa
28/10/2024 23:54 ‧ 28/10/2024 por Lusa

Cultura

Curta-metragem

'Amanhã não dão chuva', produzido pela AIM -- Estúdios de Animação, com coprodução alemã, venceu o Prémio Nacional de Animação na categoria 'Profissionais', tendo ainda sido atribuídas menções especiais aos filmes 'Daninha', de Carina Pierro Corso, e 'Percebes', de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves.

 

Na categoria de 'Escolas', o prémio foi atribuído a Adriana Andrade, Luana Rodrigues e Daniela Tietzen, da Universidade Lusófona, pelo filme 'Pelas costuras', e houve uma menção honrosa para 'O pássaro de dentro', de Laura Anahory, pela Escola das Artes -- Universidade Católica.

Na categoria de 'Oficinas' venceu o filme 'A carta', feita por alunos da Escola Básica de Caíde de Rei, Lousada. Foram entregues duas menções honrosas, ao filme 'Ansiedade', com alunos do 8.º ano em Lousada, e 'Impressões fragmentadas', por alunos do 4.º ano do concelho de Montemor-o-Novo.

Destaque ainda para o Prémio do Público, atribuído ao filme 'El ombligo de la luna', obra coletiva de Sara António, Julia Grupinska, Bokang Koatja, Tian Westraad e Ezequiel Garibay, pela escola Goblins, em Paris.

A atribuição destes prémios encerrou a 23.ª edição da Festa Mundial da Animação, uma iniciativa da Casa da Animação que decorreu durante o mês de outubro em Castelo Branco e em Vila Velha de Ródão.

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Animação, dia em que Charles-Émile Reynaud, em 1892, projetou o primeiro filme da história do cinema de animação, intitulado 'Pauvre Pierrot', em Paris, lembra a Casa da Animação.

Leia Também: Kate Winslet faz revelação sobre icónico momento de 'Titanic'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas