Milhares protestam contra vitória de partido pró-russo na Geórgia

Milhares de pessoas concentraram-se ontem em Tbilissi, capital da Geórgia, a pedido da oposição pró-Ocidente, que se recusa a reconhecer a vitória do partido no poder, Sonho Georgiano (pró-russo), nas eleições legislativas de sábado.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
29/10/2024 06:59 ‧ 29/10/2024 por Lusa

Mundo

Geórgia

A multidão reuniu-se em frente ao edifício do parlamento, no centro da cidade, apoiando as forças políticas de oposição que acusam o partido que suporta o Governo de ter "roubado" as eleições.

 

O Sonho Georgiano, com o qual Bruxelas congelou as negociações de adesão à União Europeia (UE) devido à sua aproximação à Rússia, venceu as eleições com 53,92% dos votos, segundo a comissão eleitoral.

A oposição acusa o Sonho Georgiano, do oligarca Bidzina Ivanishvili, de aproximar a Geórgia da Rússia e de a afastar de uma possível adesão à UE e à NATO, dois objetivos consagrados na Constituição do país.

A Presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, recusou-se a reconhecer os resultados e apelou aos georgianos para que protestassem nas ruas a partir de hoje.

O primeiro-ministro, Irakli Kobakhidze, descreveu, por sua vez, a vitória do Sonho Georgiano como "impressionante e óbvia", considerando que "qualquer tentativa de falar sobre manipulação eleitoral está condenada ao fracasso".

A missão de observação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) destacou a boa organização das eleições, mas denunciou "muitos casos de coação" dos eleitores e "frequentes violações do sigilo do voto", entre outras possíveis irregularidades.

Leia Também: Portugal e 12 países da UE criticam visita de Orbán a Tiblissi após eleições

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas