Bahamas recebe do Reino Unido 10.000 páginas sobre independência

O Arquivo Nacional das Bahamas recebeu do Governo britânico cerca de 10.000 páginas que relatam o processo histórico até à independência do país europeu há 51 anos.

Notícia

© Getty Images

Lusa
20/10/2024 16:45 ‧ 20/10/2024 por Lusa

Mundo

Bahamas

Alguns dos escritos descrevem em pormenor o percurso político rumo à independência das Bahamas, incluindo a negociação entre o ex-primeiro-ministro do país, Lynden Pindling (1973-1992), a rainha Isabel II e o Movimento para a Independência do Abaco.

 

As cópias dos 60 documentos guardados em cinco caixas, onde estão as 10.000 páginas históricas, deverão estar em breve disponíveis na Internet para serem usadas como parte do curriculo educativo das Bahamas.

Os documentos estavam preservados nos arquivos nacionais britânicos devido ao papel colonial do Reino Unido nas Bahamas, afirmou a subsecretária de Estado para a América Latina e as Caraíbas, Jennifer Chapman.

Chapman explicou ainda que parte dos documentos foram digitalizados durante a visita do primeiro-ministro, Philip Edward Davis, aos arquivos britânicos no ano passado, no âmbito das celebrações do 50.º aniversário da independência das Bahamas.

Leia Também: Primeiros militares das Bahamas chegam ao Haiti para missão multinacional

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas