Fotojornalista palestiniano morto a tiro pelo Exército israelita em Gaza

Um fotojornalista palestiniano foi hoje morto a tiro pelo Exército israelita, enquanto trabalhava no campo de refugiados de Jabalia, no norte de Gaza, anunciaram as autoridades do enclave governado pelo movimento islamita Hamas.

fotojornalista palestiniano, Mohamed al Tanani,

© Hamza Z. H. Qraiqea/Anadolu via Getty Images

Lusa
09/10/2024 23:51 ‧ 09/10/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Mohamed al Tanani, que trabalha para o canal Al Aqsa - controlado pelo Hamas -- estava com outros jornalistas na passagem de Abu Sharj, em Jabalia, quando um atirador israelita disparou sobre ele, segundo os meios de comunicação palestinianos.

 

Também os jornalistas Tamer Labad e Fadi al Wheidi, este último da estação catari Al Jazeera, ficaram feridos no incêndio que os meios de comunicação locais atribuíram a um 'drone'. Ambos foram transportados para o hospital.

Todos estes profissionais estavam no campo de refugiados de Jabalia, onde o Exército israelita mantém uma incursão terrestre e intensos bombardeamentos com o objetivo de eliminar os milicianos do Hamas que estão a tentar reagrupar-se na zona.

Em cinco dias de ofensiva, o Exército israelita matou cerca de 125 pessoas em Jabalia, referiu hoje o Governo de Gaza, controlado pelo Hamas.

"O número de jornalistas mortos ascende a 176 desde o início da guerra de genocídio na Faixa de Gaza", frisou ainda o Governo de Gaza, num comunicado. Esta contagem inclui jornalistas e outro tipo de repórteres, como 'influencers'.

As autoridades de Gaza voltaram a apelar à comunidade internacional e aos envolvidos no trabalho jornalístico para dissuadirem Israel da sua atividade, bem como para pressionarem o Estado judeu a "deter o genocídio e o assassinato de jornalistas palestinianos".

A guerra de Gaza, que eclodiu em 07 de outubro, é o conflito mais mortífero para os jornalistas, de acordo com o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), sediado em Nova Iorque, que até hoje registou a morte de pelo menos 128 trabalhadores da comunicação social e a detenção de outros 69.

A ofensiva israelita em Gaza "matou mais jornalistas num ano do que qualquer outro conflito documentado pelo CPJ", destaca este organismo no seu 'site'.

O número de mortos na Faixa de Gaza ultrapassou hoje os 42.000, a maioria mulheres e crianças, adiantou, num comunicado, o Ministério da Saúde local, tutelado pelo grupo extremista palestiniano Hamas, que controla o enclave desde 2007.

A guerra em curso em Gaza foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas no sul de Israel, a 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

O conflito em Gaza tem desestabilizado toda a região do Médio Oriente.

Leia Também: EUA admitem "profunda preocupação" com ações de Israel em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas