Meteorologia

  • 13 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Relações com Arábia Saudita a avançar "na direção certa", diz Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano afirmou hoje que as relações bilaterais com a Arábia Saudita "crescem e avançam na direção certa", num encontro com o homólogo saudita em Riade, para debater os últimos acontecimentos no Médio Oriente.

Relações com Arábia Saudita a avançar "na direção certa", diz Irão
Notícias ao Minuto

18:00 - 09/10/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Esperamos que estas conversações com a Arábia Saudita conduzam a uma melhoria das condições para os palestinianos na região e a que a paz chegue ao Líbano", declarou o MNE iraniano, Abbas Araqchi, que está a visitar vários países para discutir a ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza, onde cerca de 42.000 pessoas foram mortas num ano.

 

Araqchi sublinhou a importância de falar sobre o que está a acontecer na região e condenou os "crimes cometidos pelo regime sionista".

"Agora há refugiados que precisam de ajuda", sublinhou, segundo a agência noticiosa iraniana IRNA.

O chefe da diplomacia do Irão, que nos últimos dias se deslocou a Doha, Beirute e Damasco, recordou anteriormente que Teerão não pretende uma guerra aberta com Israel, embora ressalvando que "também não a teme".

Por seu lado, o Governo saudita confirmou que Araqchi e o MNE saudita, Faisal bin Farhan, se reuniram para debater "as relações bilaterais e encontrar formas de as reforçar em vários domínios", segundo informações veiculadas pela agência noticiosa saudita SPA.

O Irão e a Arábia Saudita cortaram relações diplomáticas em 2016, na sequência de um ataque a missões sauditas no Irão por manifestantes que exigiam a suspensão da execução do clérigo xiita Nimr al-Nimr, e estão agora indiretamente em confronto quanto à guerra no Iémen, na qual Riad apoia o Governo iemenita e Teerão apoia a insurreição dos Huthis.

Leia Também: China manifesta "oposição à expansão do conflito no Médio Oriente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório