Meteorologia

  • 02 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

Hezbollah anuncia combates diretos com Israel no sul do Líbano

O grupo libanês Hezbollah anunciou hoje que estava a combater soldados israelitas no sul do Líbano, onde Israel tem tentado alargar a ofensiva terrestre que lançou no final de setembro.

Hezbollah anuncia combates diretos com Israel no sul do Líbano
Notícias ao Minuto

13:24 - 09/10/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

O grupo xiita pró-iraniano tinha afirmado anteriormente que repelira duas vezes os soldados israelitas que tentavam entrar no sul do Líbano.

 

Israel lançou incursões em 30 de setembro no sul do Líbano, uma zona de onde se retirou em 2000, após 22 anos de ocupação.

O objetivo é manter o Hezbollah afastado das zonas fronteiriças do sul do Líbano e impedir que dispare foguetes contra o norte de Israel para permitir o regresso à região de cerca de 60.000 habitantes deslocados.

No sul do Líbano, "estão em curso combates" entre elementos do Hezbollah e soldados israelitas, declarou o grupo libanês, citado pela agência francesa AFP.

O anúncio dos combates ocorreu no dia em que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deverá manter a primeira conversa telefónica em dois meses com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Biden e Netanyahu, cujas relações são tensas, deverão discutir o plano de Israel para atacar o Irão em resposta a um ataque de mísseis iranianos em 01 de outubro, de acordo com o 'site' norte-americano Axios.

Segundo o Irão, inimigo de Israel e dos Estados Unidos, o ataque foi uma retaliação pelo assassinato de dois dos seus aliados, os líderes do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e do Hamas, Ismail Haniyeh.

Nasrallah morreu num ataque israelita no sul de Beirute, em 27 de setembro, e Haniyeh num atentado em Teerão, atribuído a Israel, em 31 de julho.

Após ter enfraquecido o Hamas numa ofensiva em Gaza em represália pelo ataque do grupo palestiniano em 07 de outubro de 2023, Israel transferiu a maior parte das operações contra o Hezbollah no vizinho Líbano em meados de setembro.

O exército israelita afirmou hoje que destruiu 100 alvos do Hezbollah nas últimas 24 horas.

Disse também que desmantelou plataformas de lançamento de foguetes e eliminou elementos do Hezbollah "em combate próximo e ataques aéreos".

Leia Também: Hezbollah diz ter repelido incursão de tropas israelitas no Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório