Meteorologia

  • 04 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 20º

'Apanha' crianças a nadar na sua piscina e detém-nas com abraçadeiras

O juiz considerou que o uso de força não foi "razoável", já que dois dos menores estiveram 37 minutos de mãos atadas, até à chegada das autoridades.

'Apanha' crianças a nadar na sua piscina e detém-nas com abraçadeiras
Notícias ao Minuto

16:52 - 04/10/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

Um homem que usou abraçadeiras de plástico para deter três crianças que ‘apanhou’ a nadar na piscina da sua residência, em março, foi condenado a duas das três acusações de que foi alvo, esta sexta-feira, em Broome, na Austrália Ocidental.

 

Matej Radelic, de 46 anos, enfrentou um julgamento de um dia no Tribunal de Broome, no mês passado, depois de se ter declarado inocente de três acusações de agressão agravada, em abril.

É que, quando se deparou com três crianças de seis e sete anos a nadar na sua propriedade, o homem atou os pulsos dos menores com abraçadeiras de plástico, noticiou o ABC.

Esta sexta-feira, o juiz Deen Potter considerou Radelic culpado de duas das três acusações, uma vez que uma das crianças foi imobilizada durante um período de tempo mais curto e pôde abandonar o local quando se libertou.

O responsável considerou que o uso de força não foi "razoável", já que dois dos menores estiveram 37 minutos de mãos atadas, até à chegada das autoridades.

"Enquanto estava ao telefone, descreveu as crianças como estando assustadas e a chorar. A angústia delas deveria ter sido um indício. Por isso, a dada altura, [deve ter-se tornado] evidente que a aplicação continuada da força não era razoável. É um facto incontornável que as crianças estavam claramente angustiadas", argumentou.

Além disso, as imagens do incidente foram "vistas no [seu] contexto histórico", o que teve um "efeito desestabilizador na comunidade".

O juiz reconheceu, ainda assim, que o homem já tinha sido alvo de arrombamentos, pelo que reagiu ao que considerou ser uma invasão de propriedade. Ressalvou, contudo, não haver indícios de que as crianças tenham estado envolvidas nos incidentes anteriores.

O homem foi condenado ao pagamento de uma multa de dois mil dólares australianos (cerca de 1.239 euros), suspensa durante 12 meses.

Leia Também: "Heroísmo". Cadela de 13 anos salva dono idoso ao levar polícia até casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório