Competição por título de 'mais gordo' adiada por luta mortal entre ursos
A luta foi transmitida em direto, através de uma 'livestream' disponibilizada para que os fãs pudessem ver todos os movimentos dos animais.
© Marcos del Mazo/LightRocket via Getty Images
Mundo EUA
O evento que celebra os ursos mais corpulentos do Alasca, nos Estados Unidos, foi adiado por alguns dias, na sequência de uma luta entre dois possíveis concorrentes que culminou com a morte de um deles, no Parque Nacional e Reserva de Katmai, na segunda-feira.
A luta foi transmitida em direto, através de uma 'livestream' disponibilizada para que os fãs pudessem ver todos os movimentos dos animais.
Os concorrentes da Semana do Urso Gordo deveriam ter sido anunciados naquele dia, mas os organizadores decidiram esperar até esta quarta-feira, dia em que as votações arrancaram. Os entusiastas podem deixar o seu voto até 8 de outubro.
Os funcionários do parque confirmaram que um urso adulto, identificado pelo número 469, matou uma ursa adulta, conhecida pelo número 402. A ursa já tinha concorrido várias vezes na competição, de acordo com o The Washington Post.
A guarda-florestal Sarah Bruce admitiu àquele meio que não se sabe ao certo o que motivou a luta, que durou cerca de 20 minutos.
Pelas 9h00 (hora local), os dois ursos, que estavam submersos no rio Brooks, começaram a lutar. O macho saiu vitorioso, tendo inclusivamente comido a oponente, cujo corpo arrastou além do alcance da câmara.
“Não sabemos porque é que isto aconteceu... mas não é invulgar os ursos se comerem uns aos outros se a oportunidade surgir”, disse Bruce.
A competição, que conquistou mais de 1,3 milhões de votos no ano passado, é uma forma de celebrar os 2.200 ursos pardos que residem naquela reserva do Alasca.
Os ursos pardos machos adultos chegam, geralmente, aos 270 a 410 quilos, a meio do verão. Quando estão prontos para hibernar, podem pesar bem mais do que 454 quilos. As fêmeas pesam cerca de menos um terço deste valor.
Leia Também: Ursos do Alasca preparam-se para competir pelo título de 'mais gordo'
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com