Níger: Governo anuncia medidas de segurança excecionais contra terrorismo
O regime militar do Níger anunciou "medidas de segurança excecionais" para combater o terrorismo, que continua a assolar o país, e garantiu que a situação está "sob controlo".
© Shutterstock
Mundo Níger
"Face à recorrência de atentados em certas regiões do nosso país, o Conselho de Ministros decidiu (...) que as medidas de segurança serão reforçadas nas diferentes zonas de operações militares. Serão implementadas medidas excecionais para travar este fenómeno", declarou o Ministério da Defesa através de um comunicado.
No entanto, as medidas, em concreto, não foram especificadas.
"O Conselho de Ministros deseja assegurar à população que a situação está sob controlo e que as forças de defesa e segurança estão a trabalhar arduamente para manter a segurança em todas as áreas do nosso país", continuou.
Pelo menos 12 soldados foram mortos em três ataques distintos entre domingo e terça-feira.
Há vários anos que o Níger enfrenta ataques terroristas, na região de Tillabéri (oeste), perto das fronteiras com o Burkina Faso e o Mali, e na região de Diffa (sudeste), zonas onde vigora o estado de emergência.
Os rebeldes hostis ao regime militar, que tomou o poder através de um golpe de Estado em julho de 2023, estão também ativos no extremo norte do país.
Desde a chegada dos militares ao poder, o Níger aproximou-se do Burkina Faso e do Mali, dois países vizinhos também governados por juntas militares e que enfrentam os mesmos problemas de violência terrorista.
Há um ano, fundaram a Aliança dos Estados do Sahel (AES), que se tornou uma confederação em julho.
Os três países querem reforçar a sua cooperação, nomeadamente no domínio militar, para combater os rebeldes.
Segundo o ACLED, uma organização que regista as vítimas de conflitos em todo o mundo, cerca de 1.500 civis e militares morreram em ataques terroristas no Níger durante o ano passado, um aumento face aos 650 entre julho de 2022 e julho de 2023.
Leia Também: Surto de cólera no Níger faz três mortos e infeta mais de 40 pessoas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com