Mulher multada após deixar cão à porta de supermercado para ir às compras
Lei espanhola define a ação como negligência.
© Reprodução Instagram policialocaldearrecife
Mundo Espanha
Uma mulher acabou multada, nas ilhas Canárias, Espanha, depois de deixar o seu cão amarrado num gradeamento, junto a um supermercado, enquanto foi às compras.
A situação ocorreu num espaço comercial em Arrecife, Lanzarote. A Polícia Local de Arrecife ativou o Centro de Proteção Animal da Câmara Municipal de Arrecife para se encarregar do animal de estimação e publicou depois um aviso, nas redes sociais, sobre o sucedido.
Embora não se trate de um episódio de abandono, a Lei do Bem-Estar Animal em Espanha considera esta ação como negligência, com multas que podem chegar aos 200.000 euros.
A lei estabelece que "a pessoa responsável por um cão não pode, em caso algum, deixá-lo sem vigilância à entrada de um estabelecimento, quer se trate de uma loja ou de outro local público".
O aviso da Polícia recorda que aqueles que não cumprem os regulamentos podem ser sancionados com multas que podem variar entre 500 euros e 10.000 euros em caso de infrações leves, entre 10.001 e 50.000 euros para infrações graves e entre 50.001 e 200.000 euros para as infrações muito graves.
A Polícia de Arrecife destaca que a coordenação com o Centro de Proteção Animal "tem sido fundamental para garantir o cumprimento da legislação em vigor, o que tem levado a uma redução significativa dos casos de abandono e maus tratos de animais no concelho".
Leia Também: "Não recomende". Responde à letra a crítica de cliente e viraliza
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com