Explosões de 'walkie-talkies' fazem 3 mortos e 100 feridos no Líbano
Um dos locais da explosão terá sido próximo do local onde se realizava o funeral de uma das vítimas afetada ontem pelas explosões dos 'pagers'.
© Suleiman Amhaz/Anadolu via Getty Images
Mundo Líbano
Dispositivos de rádio portáteis, ou 'walkie-talkies', explodiram, esta quarta-feira, em pelo menos dois locais no Líbano.
As informações foram transmitidas à agência Reuters através de uma força de segurança e de uma testemunha.
As explosões de 'walkie-talkies' deixaram três mortos em Sohmor, no leste do Líbano, segundo a Agência Nacional de Notícias libanesa, e cem feridos em várias regiões do país, de acordo com o Ministério da Saúde.
A agência France-Presse (AFP) tinha dado conta anteriormente de relatos de explosões nos subúrbios sul de Beirute, onde decorriam os funerais de membros do grupo xiita libanês Hezbollah, mortos no dia anterior em incidentes semelhantes com 'pagers'.
As explosões na terça-feira de milhares de 'pagers' no Líbano provocaram pelo menos 12 mortes e cerca de 2.800 feridos, incluindo membros do grupo pró-iraniano.
"Esta deliberada escalada israelita coincide com as ameaças de expandir a guerra para o Líbano e com a sua postura intransigente, apelando para mais derramamento de sangue, destruição e sabotagem", acusou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Líbano em comunicado.
No mesmo sentido, o Hezbollah afirmou em comunicado que Israel é "inteiramente responsável" por "esta agressão criminosa" e que receberá a sua "justa punição".
[Notícia atualizada às 16h27]
Leia Também: Pagers. O que são, como funcionam e de que forma foram usados em ataque?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com