Meteorologia

  • 10 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Homens armados matam três fiéis e raptam 30 pessoas em missas na Nigéria

Três fiéis foram mortos e mais de 30 foram raptados no domingo num ataque armado a duas igrejas no estado de Kaduna, no centro da Nigéria, durante as missas, noticia a agência espanhola de notícias, a EFE.

Homens armados matam três fiéis e raptam 30 pessoas em missas na Nigéria
Notícias ao Minuto

16:06 - 17/09/24 por Lusa

Mundo Nigéria

Três fiéis foram mortos e mais de 30 foram raptados no passado domingo em ataques de homens armados a duas igrejas no estado de Kaduna, no centro da Nigéria, confirmaram as autoridades religiosas locais à agência EFE na terça-feira.

 

"Os bandidos atacaram duas igrejas: uma ECWA [Evangelical Church Winning All, na designação em inglês] e outra católica durante os cultos de domingo e mataram três fiéis", disse à EFE o presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN) em Kaduna, o reverendo John Hayab.

Para além de matarem três pessoas, incluindo um pastor da igreja evangélica, "também raptaram mais de 30 fiéis, e até ao momento, nenhum dos raptados regressou", disse Hayab, acrescentando que os atacantes usaram motas e dispararam esporadicamente durante os ataques.

Após os ataques aos templos, situados na cidade de Kajuru, no sul de Kaduna, os criminosos contactaram alguns familiares dos raptados para pedir um resgate de 160 milhões de nairas (mais de 87 mil euros), disse o presidente da CAN.

"É tempo de o governo atuar. Não podemos continuar assim. O exército tem de intensificar os seus esforços para erradicar o banditismo em Kaduna", afirmou, lamentando os "constantes ataques" que levam os fiéis a "rezar com medo".

Alguns estados da Nigéria - especialmente nas regiões central e noroeste do país - estão a ser atacados repetidamente por 'bandidos', o termo utilizado no país para descrever os grupos criminosos que cometem roubos em massa e raptos a troco de enormes resgates e cujos membros são por vezes rotulados de "terroristas" pelas autoridades.

Leia Também: Reino Unido financia projetos de ciência, tecnologia e inovação no Gana e Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório