Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Serviços secretos alemães espiaram Hillary Clinton

Os serviços secretos alemães escutaram pelo menos uma conversa telefónica da ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, noticiaram hoje diversos 'media' alemães.

Serviços secretos alemães espiaram Hillary Clinton
Notícias ao Minuto

21:30 - 15/08/14 por Lusa

Mundo Escutas

O diário Süddeutsche Zeitung (SZ) e as estações públicas regionais de rádio e televisão NDR e WDR basearam-se em documentos fornecidos à CIA (agência norte-americana de serviços secretos externos) por um espião da BND, a agência alemã de informações.

O SZ e a NDR especializaram-se nos últimos meses em revelações sobre espionagem feita entre as grandes potências.

Os três órgãos de comunicação social não precisam a quando remonta a conversa supostamente escutada, mas indicam que o caso terá sido referido por John Kerry, o sucessor de Hillary Clinton, ao seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Os três 'media' citam uma fonte anónima do Governo alemão, segundo a qual a conversa da antiga secretária de Estado norte-americana terá sido intercetada por erro, quando a responsável se encontrava num avião do Governo norte-americano.

Mas a espionagem de figuras políticas norte-americanas "não será um caso isolado", afirmam o SZ, a WDR e a NRD, segundo os quais os serviços secretos alemães foram também mandatados pelo Governo alemão para "espiar um parceiro da NATO", mas não precisam qual.

As revelações, no ano passado, das escutas ao telefone da chanceler alemã, Angela Merkel, pelos serviços secretos norte-americanos chocaram profundamente a Alemanha e ensombram ainda hoje a relação entre os dois países, tradicionalmente muito forte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório