Meteorologia

  • 06 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 24º

Cinco mortos em ataque israelita a escola que servia de abrigo em Gaza

Cinco pessoas morreram hoje num ataque aéreo israelita que atingiu uma escola transformada em abrigo na cidade de Gaza, segundo a proteção civil local, tendo o exército de Telavive justificado que tinha como alvo combatentes do movimento extremista Hamas.

Cinco mortos em ataque israelita a escola que servia de abrigo em Gaza
Notícias ao Minuto

21:11 - 14/09/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Cinco pessoas, incluindo duas crianças e uma mulher, "foram retiradas dos escombros depois de aviões de guerra israelitas atingirem a escola Shuhada al-Zeitun [Norte de Gaza] com dois mísseis", disse à agência francesa AFP o porta-voz da proteção civil de Gaza, Mahmud Bassal.

 

Segundo a mesma fonte, várias pessoas ficaram feridas, já que a escola abriga milhares de palestinianos deslocados.

O relato não pôde ser verificado de forma independente, mas o exército israelita confirmou ter realizado um "ataque preciso" contra o estabelecimento escolar.

O ataque tinha como alvo combatentes do Hamas, contra o qual Israel está em guerra desde 07 de outubro, depois de o movimento islâmico palestiniano ter assassinado 1.205 pessoas, na maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado em números oficiais israelitas, que inclui reféns mortos em cativeiro.

"Os terrenos da escola foram usados por terroristas do Hamas para planear e realizar ataques terroristas contra as tropas do exército israelita e o Estado de Israel", justificou o exército, num comunicado.

Israel tem atacado várias escolas transformadas em abrigos nos últimos meses, acusando o Hamas de as utilizar para esconder combatentes entre a população civil, algo que o movimento palestiniano nega.

Na quarta-feira, um ataque israelita a uma escola gerida pela agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), localizada em Nusseirat (Centro), causou pelo menos 18 mortos, segundo a proteção civil de Gaza.

Israel alegou que pretendia abater "terroristas", mas as Nações Unidas confirmaram que entre as vítimas estavam seis dos seus funcionários.

A operação militar israelita de resposta ao ataque de 07 de outubro já causou pelo menos 41.182 mortos, segundo o ministério da saúde do governo do Hamas em Gaza, que não especifica a percentagem de combatentes e civis mortos.

Leia Também: "Se Israel iniciar uma guerra, enfrentá-la-emos. E perdas serão enormes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório