Sudeste dos EUA prepara-se para a chegada do furacão Francine
O furacão Francine está a dirigir-se para o estado do Luisiana (sudeste), onde poderá provocar hoje fortes inundações, alertaram os serviços meteorológicos norte-americanos, enquanto as autoridades pediram aos residentes para estarem preparados.
© Getty Images
Mundo EUA
Com ventos de 120 quilómetros por hora, o Francine foi classificado na terça-feira à noite como um furacão de categoria 1 (de 5) pelo centro de furacões dos EUA.
O centro advertiu que o Francine, que se desloca atualmente no oeste do golfo do México, deverá reforçar-se "até hoje de manhã" (hora local).
"Francine deverá atingir o Luisiana hoje à tarde ou à noite", antes de se deslocar para o interior, em direção ao estado norte-americano do Mississipi, escreveu o centro de furacões norte-americano (NHC) no último boletim.
"Agora é o momento de efetuar os últimos preparativos" para se proteger, aconselhou o serviço meteorológico norte-americano para Nova Orleães na rede social X (antigo Twitter).
O NHC alertou que o furacão poderá causar até 30 centímetros de chuva em alguns locais deste estado do sul dos Estados Unidos. Também poderá provocar inundações repentinas na região em torno de Nova Orleães, que foi devastada pelo furacão Katrina em 2005.
De acordo com as previsões da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), a época de furacões no Atlântico Norte, que decorre entre o início de junho e o final de novembro, poderá ser particularmente turbulenta este ano, sobretudo devido ao aquecimento dos oceanos, que alimenta as tempestades e os furacões.
Esta época já foi marcada por três furacões, entre os quais Beryl e Debby, que causaram dezenas de mortos.
Leia Também: Furacão Yagi encerra vários aeroportos no Vietname
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com