Meteorologia

  • 14 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 25º

Papa em Timor. Polícia Marítima patrulha praia de Tasi Tolu

As autoridades marítimas timorenses patrulham com nove embarcações as águas ao largo da praia de Tasi Tolu em frente ao local onde decorrem as cerimónias religiosas na presença do chefe de Estado do Vaticano.

Papa em Timor. Polícia Marítima patrulha praia de Tasi Tolu
Notícias ao Minuto

09:43 - 10/09/24 por Lusa

Mundo Timor/Papa

As lanchas posicionam-se ao largo desde Comoro, Díli, Tasi Tolu, até a uma pequena baía antes do início da estrada em direção à fronteira.

 

Na praia, os efetivos da Polícia Marítima percorrem a pé a zona entre o mar e o local onde estão estacionadas ambulâncias dos Serviços de Emergência Médica, Cruz Vermelha de Timor-Leste e da Ordem de Malta.

Apesar do elevado número de pessoas presentes no local, não se registam incidentes nem perturbações na estrada usada pelos fiéis que chegaram a pé ao local.

Além da Polícia Marítima, elementos da Polícia Nacional conduzem o trânsito e ordenam a entrada dos fiéis em colaboração com grupos de escuteiros católicos e outras organizações ligadas à igreja timorense.

"Tudo isto, esta visita do Papa, é importante para todos nós", diz Laura, estudante de 15 anos, residente em Bobonaro, região de fronteira, que chegou a Tasi Tolu hoje de manhã "bem cedo, acompanhada pela família".

"Há aqui muitos jovens e é importante que vejam que estão aqui as novas gerações", diz o pai de Laura depois de passar pelas grades de controlo de acesso ao recinto onde decorre a cerimónia.

A segurança nos pontos de entrada é garantida pela polícia que impede a entrada no recinto de maços de tabaco, garrafas de vidro ou frascos de perfume que se amontoam em grandes quantidades em caixas de cartão junto às grades.

No extremo ocidental da praia, Cornelius e Clara olham o mar debaixo de um pequeno guarda-chuva de cores escuras "por causa do sol".

Cornelius, 17 anos, diz que vai ficar junto ao mar na esperança de ouvir ao longe o Papa Francisco confessando que não quer ficar sem os cigarros e Clara diz que ainda está muito calor para irem para o meio da multidão.

Apesar da proximidade e da extensão do areal, encontram-se poucas pessoas na praia estando milhares de pessoas entre a estrada e uma pequena colina de Tasi Tolu frente ao altar totalmente cercado de fiéis.

Neste local, significativo para a História do país, João Paulo II celebrou uma missa em 1989 - durante a ocupação indonésia -, sendo que foi em Tasi Tolu que foi decretada a restauração da independência da República Democrática de Timor-Leste, em 20 de maio de 2002.

*** O jornalista viajou para Timor-Leste a convite das autoridades timorenses ***

Leia Também: Missa do Papa com apoio de médicos e ministros especiais da comunhão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório