Pacote de Cheetos leva Parque Nacional a lançar aviso por um mundo melhor
Espaço explica o impacto que um simples pacote de batatas pode ter no meio que o rodeia.
© Facebook/Carlsbad Caverns National Park
Mundo Caverna
"Da perspectiva humana, um pacote deitado ao chão pode parecer algo trivial. Mas para a vida dentro de uma caverna pode significar uma mudança significativa".
Foi desta forma que a administração do Carlsbad Caverns National Park, no Novo México, decidiu dar um 'puxão de orelhas' ao visitante do espaço que decidiu atirar lixo para o chão.
Neste espaço, os visitantes apenas têm permissão para levar água consigo, para se hidratarem durante o percurso, e um incidente recente comprova o porquê de ter que se impor este tipo de restrições.
"Aqui, nas Cavernas de Carlsbad, adoramos o facto de podermos receber milhares de pessoas na gruta todos os dias. Os impactos acidentais podem ser difíceis ou impossíveis de evitar. Como o simples facto de cada passo que uma pessoa dá dentro da gruta deixar um fino rasto de cotão. Outros impactos são completamente evitáveis", começou por escrever este espaço na sua conta oficial no Facebook, revelando depois que se estava a referir "a um pacote de Cheetos deixado por um visitante num dos trilhos da gruta".
"Para o dono do pacote, o impacto é provavelmente acidental. Mas para o ecossistema da gruta teve um impacto enorme", esclarece, explicando que "o milho processado, amolecido pela humidade da gruta, formou o ambiente perfeito para albergar vida microbiana e fungos".
"Os grilos, ácaros, aranhas e moscas da gruta depressa se organizam numa teia alimentar temporária, dispersando os nutrientes pela gruta e formações circundantes. Os bolores espalham-se pelas superfícies próximas, frutificam, morrem e cheiram mal. O ciclo continua", escrevem ainda, referindo que os responsáveis pelo espaço passaram 20 minutos a retirar o pacote do local, de modo a garantir que não deixavam rasto de lixo no local.
Dada a explicação, o espaço culmina a sua publicação para todos os futuros visitantes, mas também para o mundo em geral: "Seja grande ou pequeno, todos deixamos uma marca por onde passamos. Vamos tentar deixar o mundo um local um pouco melhor do que o encontrámos".
Leia Também: Ambientalistas apelam à concretização urgente de Zonas de Zero Emissões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com